Diario de Pernambuco
Busca

BALANÇO

Petrobras fecha 2020 com saldo positivo, mas lucro líquido cai 82%

Publicado em: 24/02/2021 22:14

 (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil )
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Em meio à instabilidade das ações da Petrobras na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) devido à provável mudança no comando da empresa por indicação do presidente Jair Bolsonaro, a estatal reportou o balanço dos seus resultados em 2020 aos investidores, nesta quarta-feira (24/2). Segundo os números, a companhia fechou o ano passado com um lucro líquido de R$ 7,108 bilhões.

Apesar do resultado positivo, o índice foi bastante inferior ao registrado no ano de 2019, quando a petroleira teve o maior lucro nominal da história. Naquele ano, o lucro líquido foi de R$ 40,137 bilhões, diferença de 82,3%.

Dentre as justificativas apresentadas pela empresa para o resultado, estão a queda de 35% do preço do Brent em dólares, maior impairment, menores ganhos com desinvestimentos e desvalorização de 31% do real em relação ao dólar americano.

Mesmo com a redução do lucro, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou aos investidores que a empresa teve %u201Cuma performance excepcional em um ambiente muito desafiador%u201D em 2020. Havia a expectativa de parte do mercado de que o recorde de lucro líquido fosse renovado, mas ele ressaltou o fato de a empresa não ter fechado o ano no prejuízo.

Alguns dos pontos positivos do ano passado elencados pelo chefe da petroleira foram os de que as exportações de petróleo e óleo combustível e as produções de óleo e gás alcançaram recordes históricos.

%u201CCustos foram reduzidos e configurados para permanecerem em trajetória descendente, a produtividade está subindo, a companhia está focada em investir em ativos de classe mundial e possui uma grande carteira de ativos não prioritários à venda%u201D, salientou Castello Branco.

Desde a última semana, ele tem sido muito criticado por Bolsonaro, em especial pela recente alta nos preços dos combustíveis %u2014 neste mês, houve um reajuste de 10,2% para a gasolina e 15,1% para o diesel.

Por conta disso, o mandatário indicou, na sexta-feira passada (19), o general Joaquim Silva e Luna, atualmente diretor-geral da Itaipu Binacional, para substituir Castello Branco. Para ser efetivada, a mudança precisava do aval do Conselho de Administração da Petrobras, que convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre a troca.

O processo envolvendo a substituição da presidência da empresa fez com que as ações da Petrobras na B3 oscilassem bastante desde a última sexta. Naquele dia, os papéis da companhia caíram 7,2%. Na segunda-feira (22), despencaram quase 21%. A situação amenizou um pouco na terça-feira (23), quando as ações da petroleira subiram 10,5%, e nesta quarta, com uma alta de 1,34%.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL