Diario de Pernambuco
Busca

Sustentabilidade

Linhas de crédito para energia solar em empreendimentos em Noronha

Publicado em: 25/02/2021 19:04

Estudo está sendo feito de forma individual para entender a demanda de energia de cada empreendimento. (Foto: Pixabay/Reprodução)
Estudo está sendo feito de forma individual para entender a demanda de energia de cada empreendimento. (Foto: Pixabay/Reprodução)

Os empresários de Fernando de Noronha terão acesso a linhas de créditos voltadas para a implantação de sistemas fotovoltaicos em seus empreendimentos. O objetivo é transformar o arquipélago também em um cartão-postal de sustentabilidade. Executivos do Santander Brasil estarão na ilha na próxima terça-feira (dia 2) na sede da Associação dos Pousadeiros de Noronha e de quarta (dia 3) a sexta-feira (dia 5) na agência do banco em Noronha para tratar do assunto e oferecer oportunidades aos empreendedores locais.

Um estudo de viabilidade vem sendo feito pelo banco junto com os proprietários para entender de forma individual a demanda de energia de cada empreendimento. Além disso, o levantamento está sendo feito pela Insole, especializada em oferecer soluções financeiras por meio da conta de energia. Quando o cliente faz a portabilidade da conta de energia para a Insole, recebe um desconto no valor fixo da conta de energia.

Desta forma, a Insole cria o projeto de produção de energia que atenda a demanda do empreendimento e o Santander elabora um plano de concessão de crédito que aproxime o valor da parcela à conta de energia mensal. Há ainda, na proposta, um período de carência para iniciar a quitação. A empresa pernambucana Insole está há sete anos no mercado com projetos de energia solar e já são mais de 60MWp implantados e mais de 5 mil projetos em todo o país.

A maior parte da eletricidade em Fernando de Noronha é originária de um conjunto de geradores a diesel, que consomem cerca de 450 mil litros por mês. Apenas 10% do abastecimento é de energia renovável. "É importante ter em mente que esse é um investimento que se paga em pouco tempo. A empresa troca a conta de energia pelo financiamento. Após concluir o pagamento, tem energia praticamente ‘de graça’ por mais de 25 anos", comenta Karine Bueno, superintendente executiva de Sustentabilidade do Santander Brasil.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL