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Clientes de bancos podem acessar serviços do governo pelo aplicativo
Por: Agência Brasil
Publicado em: 24/02/2021 19:24 | Atualizado em: 24/02/2021 19:39
Caixa integrou o aplicativo do banco ao portal da União. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
Atualmente, 93 milhões de pessoas têm cadastro no gov.br. Entre os principais serviços oferecidos pelo portal estão o Meu INSS, a carteira digital de trânsito, a carteira de trabalho digital, o saque do abono salarial e o pedido de seguro-desemprego. O cadastro reúne clientes do Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, BRB e da cooperativa Sicoob, que também aderiram à plataforma do governo federal.
Nos estados que aderiram ao Portal gov.br, o usuário pode ter o acesso ao Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), enquanto nos moradores dos municípios integrados à plataforma da União podem acessar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as taxas de limpeza e de iluminação pública.
Ao acessar sites ou aplicativos governamentais que permitam a autenticação por meio da opção gov.br, o usuário será direcionado a uma tela que apresentará o item “Bancos Credenciados”. Ao acioná-lo e selecionar a Caixa, por exemplo, entre as instituições, será direcionado para o ambiente do sistema cooperativo, onde informará suas credenciais de acesso e receberá uma mensagem no aplicativo.
Após esse processo, o correntista é convidado a aprovar o compartilhamento dos dados pessoais. Ao final dessa etapa, o cooperado será direcionado ao serviço que acessou originalmente já de forma identificada. O compartilhamento da senha do banco com o Portal gov.br pode ser desfeito a qualquer momento.
A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, responsável pela plataforma gov.br, afirma que o acesso por meio do aplicativo é seguro. Com a integração, o governo tem acesso apenas ao nome completo, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), telefone e e-mail do usuário. (Com Agência Brasil)
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