Diario de Pernambuco
Busca

Gestão

Porto do Recife e Complexo de Suape terão novos presidentes

Publicado em: 14/01/2021 19:52 | Atualizado em: 14/01/2021 19:54

Roberto Gusmão assumirá o Complexo de Suape e Marconi Muzzio será presidente do Porto do Recife. (Fotos: Andrea Rego Barros/Divulgação)
Roberto Gusmão assumirá o Complexo de Suape e Marconi Muzzio será presidente do Porto do Recife. (Fotos: Andrea Rego Barros/Divulgação)

À frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio anunciou mudanças na gestão do Porto do Recife e do Complexo Industrial Portuário de Suape. No primeiro, Marconi Muzzio, administrador de empresa e mestre em Gestão Pública, é o nome que vai substituir o recém-empossado Jaime Alheiros, que havia assumido a presidência em dezembro no lugar de Carlos Vilar. Em Suape, Leonardo Cerquinho deixa o cargo para dar lugar a Roberto Gusmão, engenheiro e ex-secretário de infraestrutura do Recife. A mudança acontece a partir do dia 1º de fevereiro.

Leonardo Cerquinho assumiu a presidência de Suape em janeiro de 2019 e, no seu primeiro ano de gestão, o complexo bateu recorde na movimentação. Em 2019, foram movimentadas 23,8 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 2% em relação a 2018, quando haviam sido movimentadas 23,4 milhões toneladas. O recorde anterior era de 23,6 milhões de toneladas registrado em 2017. No seu segundo ano de gestão, Cerquinho voltou a colocar Suape em posição de destaque com novo recorde histórico de movimentação, com o maior volume dos 42 anos de história do porto. Foram movimentadas 25,6 milhões de toneladas em 2020, alta de 7,53% sobre o ano anterior.

O novo gestor de Suape, Roberto Gusmão, foi presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e secretário de Infraestrutura do Recife.

Recife

No Porto do Recife, esta será a segunda troca de comando em dois meses. No início de dezembro, o arquiteto e urbanista Jaime Alheiros foi anunciado como novo presidente do ancoradouro, em substituição a Carlos Vilar, que tinha 45 anos no Porto do Recife e ocupava a presidência pela terceira vez. No fechamento de 2020, o ancoradouro fechou com balanço positivo de 12% de crescimento.

Agora, Geraldo Julio anunciou que Marconi Muzzio vai assumir a gestão no lugar de Alheiros e ele será o 23º presidente, entre titulares e interinos, desde o convênio de delegação firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União Federal em junho de 2001 e que passou a administração e exploração do Porto Organizado do Recife para o Estado de Pernambuco.

Marconi Muzzio é analista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e foi Secretário Executivo de Turismo do Estado em 2011. Em 2013, assumiu a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife, depois a Chefia de Gabinete do Prefeito em 2017 e voltou à Administração em 2019, ano em que foi designado membro do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social - CONAPREV.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL