Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

INDÚSTRIA

Após mais de um século, Ford anuncia fechamento das três fábricas no Brasil

Publicado em: 11/01/2021 17:36 | Atualizado em: 11/01/2021 17:48

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
Após um século de atividades no Brasil, a montadora norte-americana Ford anunciou que vai fechar as suas fábricas e encerrar sua produção de carros no país. A fabricante já havia fechado as portas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, agora vai fechar as demais fábricas em Camaçari (BA), onde produz os modelos EcoSport e Ka; Taubaté (SP), que produz motores; e Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller.

Mesmo após o fechamento das fábricas, a Ford afirmou que vai manter sua sede na América do Sul, localizada em São Paulo; o centro de desenvolvimento de produto, na Bahia; e o campo de provas de Tatuí (SP). 

Em nota, a montadora afirmou que a decisão é consequência de uma série de perdas significativas no Brasil, agravadas pela pandemia do novo coronavírus.

"A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável", afirmou, em nota, Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

O mercado nacional será abastecido com veículos produzidos, principalmente, na Argentina e no Uruguai, países cujas operações da empresa não serão afetadas. A montadora encerrará as vendas dos modelos EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques.

A companhia não informou qual será o número de funcionários demitidos, disse apenas que trabalhará "com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Incêndio em fábrica de vacinas deixa cinco mortos na Índia
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 21/01
Variante britânica do coronavírus continua a se espalhar pelo mundo
Enem para todos com o professor Fernandinho Beltrão - Genética do sangue
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco