Diario de Pernambuco
Busca

Visit PE

Porto de Galinhas tem destaque na retomada do turismo brasileiro

Publicado em: 01/12/2020 18:59 | Atualizado em: 01/12/2020 19:00

Evento no balneário tem objetivo de mostrar protocolos para a retomada. (Foto: Chico Andrade/Divulgação)
Evento no balneário tem objetivo de mostrar protocolos para a retomada. (Foto: Chico Andrade/Divulgação)

A praia mais famosa de Pernambuco, Porto de Galinhas, tem se destacado no cenário nacional, com a retomada do turismo brasileiro. Após enfrentar os meses mais duros da pandemia da Covid-19, quando ocorreu uma perda de 40% dos postos de trabalho, o balneário recuperou parte do capital humano e, agora, registra 25% de queda no número de empregos diretos. Para atrair mais visitantes e mostrar os protolocos de segurança que têm adotado desde a reabertura, o trade turístico de Porto de Galinhas realizou nesta terça-feira (1º) o segundo dia do Visit PE Trade Show, um evento com o objetivo de firmar o destino como um dos mais desejados do Brasil.

Operadores de turismo de todo o país participam do Visit PE para conhecer e vender viagens para Pernambuco. "A nossa ideia foi captar operadores que trabalham com o mercado internacional para eles possam vender para o Brasil. Estamos mostrando os diferenciais que Porto de Galinhas criou para que as pessoas venham em um cenário que o turismo internacional está em baixa por causa do fechamento de fronteiras e do dólar alto", afirmou o presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Eduardo Tiburtius.

No evento, o trade de Porto de Galinhas apresentou o protocolo de convivência com o novo coronavírus, elaborado em parceria com o Real Hospital Português (RHP) do Recife e com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As medidas adotadas nos estabelecimentos do Litoral Sul do estado foram aprovadas pela turista alagoana Ana Paula Pereira, 45 anos. A auditora fiscal viajou com os filhos e o marido para Pernambuco, como costumam fazer anualmente. "Esta foi a nossa primeira viagem e estou me sentindo segura por causa do protocolo que estou vendo ser praticado", disse.

A moradora de Maceió representa o perfil mais comum de turista que frequenta Porto de Galinhas. "O nosso cliente principal sempre foi o turista nacional, principalmente vindo do Sul e Sudeste, assim como o regional, de Alagoas ao Rio Grande do Norte, ou seja, aqueles que vêm de carro. Antes da pandemia, essa parcela representava de 70 a 80% da nossa ocupação. O turista internacional representava entre 20 e 30%, sendo principalmente argentinos. No primeiro momento da reabertura, passamos a receber muito mais os turistas regionais", pontuou Tiburtius.

O turista internacional ainda não voltou para o destino pernambucano. "Como o Recife está com uma malha aérea muito mais robusta do que outras capitais do Nordeste, fomos surpreendidos com a vinda antecipada de mineiros, paulistas, gaúchos. Ainda não é o número pré-pandemia, mas uma quantidade que aumenta mês a mês. Neste momento, o turista internacional inexiste. Mesmo com as fronteiras reabertas, o argentino não está vindo e dificilmente virá nos próximos meses. É um processo de perda de medo para viagens a destinos internacionais", reconheceu o presidente Convention & Visitors Bureau.

Antes da pandemia, a taxa média de ocupação da rede hoteleira de Porto de Galinha variava entre 70 e 75%. Atualmente, a média está em 60% de ocupação. "Um hotel de 200 quartos emprega cerca de 250, 300 pessoas. Mesmo com os planos de redução de jornada e suspensão de contratos, foi reduzida, na pandemia, em 40% a nossa força de trabalho. Com a reabertura e o turismo melhorando mensalmente, os hotéis recontrataram. Em pesquisa interna que fizemos, temos hoje uma perda de 25% da força de trabalho que tínhamos no pré-pandemia", esclareceu Tiburtius.

Porto de Galinhas em números:

 

17 hotéis
1,2 milhão de turistas em 2019
500 mil turistas em 2020*
20 mil empregos diretos e indiretos
R$ 2 bilhões movimentados pelo turismo em 2019
R$ 1,1 bilhão movimentado pelo turismo em 2020

* Até novembro 

Fonte: Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau

Conheça 10 hotéis de Porto de Galinhas:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL