Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Visit PE

Porto de Galinhas tem destaque na retomada do turismo brasileiro

Publicado em: 01/12/2020 18:59 | Atualizado em: 01/12/2020 19:00

Evento no balneário tem objetivo de mostrar protocolos para a retomada. (Foto: Chico Andrade/Divulgação)
Evento no balneário tem objetivo de mostrar protocolos para a retomada. (Foto: Chico Andrade/Divulgação)

A praia mais famosa de Pernambuco, Porto de Galinhas, tem se destacado no cenário nacional, com a retomada do turismo brasileiro. Após enfrentar os meses mais duros da pandemia da Covid-19, quando ocorreu uma perda de 40% dos postos de trabalho, o balneário recuperou parte do capital humano e, agora, registra 25% de queda no número de empregos diretos. Para atrair mais visitantes e mostrar os protolocos de segurança que têm adotado desde a reabertura, o trade turístico de Porto de Galinhas realizou nesta terça-feira (1º) o segundo dia do Visit PE Trade Show, um evento com o objetivo de firmar o destino como um dos mais desejados do Brasil.

Operadores de turismo de todo o país participam do Visit PE para conhecer e vender viagens para Pernambuco. "A nossa ideia foi captar operadores que trabalham com o mercado internacional para eles possam vender para o Brasil. Estamos mostrando os diferenciais que Porto de Galinhas criou para que as pessoas venham em um cenário que o turismo internacional está em baixa por causa do fechamento de fronteiras e do dólar alto", afirmou o presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, Eduardo Tiburtius.

No evento, o trade de Porto de Galinhas apresentou o protocolo de convivência com o novo coronavírus, elaborado em parceria com o Real Hospital Português (RHP) do Recife e com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As medidas adotadas nos estabelecimentos do Litoral Sul do estado foram aprovadas pela turista alagoana Ana Paula Pereira, 45 anos. A auditora fiscal viajou com os filhos e o marido para Pernambuco, como costumam fazer anualmente. "Esta foi a nossa primeira viagem e estou me sentindo segura por causa do protocolo que estou vendo ser praticado", disse.

A moradora de Maceió representa o perfil mais comum de turista que frequenta Porto de Galinhas. "O nosso cliente principal sempre foi o turista nacional, principalmente vindo do Sul e Sudeste, assim como o regional, de Alagoas ao Rio Grande do Norte, ou seja, aqueles que vêm de carro. Antes da pandemia, essa parcela representava de 70 a 80% da nossa ocupação. O turista internacional representava entre 20 e 30%, sendo principalmente argentinos. No primeiro momento da reabertura, passamos a receber muito mais os turistas regionais", pontuou Tiburtius.

O turista internacional ainda não voltou para o destino pernambucano. "Como o Recife está com uma malha aérea muito mais robusta do que outras capitais do Nordeste, fomos surpreendidos com a vinda antecipada de mineiros, paulistas, gaúchos. Ainda não é o número pré-pandemia, mas uma quantidade que aumenta mês a mês. Neste momento, o turista internacional inexiste. Mesmo com as fronteiras reabertas, o argentino não está vindo e dificilmente virá nos próximos meses. É um processo de perda de medo para viagens a destinos internacionais", reconheceu o presidente Convention & Visitors Bureau.

Antes da pandemia, a taxa média de ocupação da rede hoteleira de Porto de Galinha variava entre 70 e 75%. Atualmente, a média está em 60% de ocupação. "Um hotel de 200 quartos emprega cerca de 250, 300 pessoas. Mesmo com os planos de redução de jornada e suspensão de contratos, foi reduzida, na pandemia, em 40% a nossa força de trabalho. Com a reabertura e o turismo melhorando mensalmente, os hotéis recontrataram. Em pesquisa interna que fizemos, temos hoje uma perda de 25% da força de trabalho que tínhamos no pré-pandemia", esclareceu Tiburtius.

Porto de Galinhas em números:

 

17 hotéis
1,2 milhão de turistas em 2019
500 mil turistas em 2020*
20 mil empregos diretos e indiretos
R$ 2 bilhões movimentados pelo turismo em 2019
R$ 1,1 bilhão movimentado pelo turismo em 2020

* Até novembro 

Fonte: Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau

Conheça 10 hotéis de Porto de Galinhas:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco