Diario de Pernambuco
Busca

Pesquisa

Pnad: Pernambucanos conseguiram mais empréstimos em outubro

Publicado em: 01/12/2020 16:06 | Atualizado em: 01/12/2020 16:15

 (Foto: Agência Brasil/Arquivo)
Foto: Agência Brasil/Arquivo
Entre os mais de 3 milhões de domicílios em Pernambuco, em 186 mil (6,1%) algum morador solicitou empréstimo no mês de outubro, sendo que em 166 mil (5,4% do total), a solicitação foi atendida e em 20 mil (0,7%), o empréstimo não foi concedido. Os números, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, foram divulgados nesta terça-feira (1º) e mostram um aumento em relação a setembro, quando 5,7% da população pediu dinheiro emprestado e destes, 5% conseguiram.

Domicílios onde a renda domiciliar per capita está entre meio e um salário mínimo foram responsáveis por 41% dos empréstimos concedidos e recusados, compondo a maior fatia da população que recorre a esse tipo de socorro financeiro. Houve também um aumento, de 16,9% para 23,3%, entre a população com rendimento de até ½ salário mínimo que conseguiu receber empréstimos. Na maior parte dos lares pernambucanos que receberam dinheiro emprestado, 80,9% deles conseguiram os valores com bancos ou financeiras e 17,7% com parentes ou amigos.

De acordo com a Pnad Covid, em Pernambuco, 1 milhão e 906 mil estudantes tiveram atividades em outubro, em movimento de estabilidade frente a setembro. Esse número equivale a 85,7% dos alunos de 6 a 29 anos em Pernambuco, o que engloba os ensinos fundamental, médio e superior. Entre os alunos de 6 a 16 anos, que estão no ensino fundamental e médio, a proporção de alunos sem realizar nenhuma atividade é de 10,5%. Por outro lado, no recorte por cor ou raça, uma proporção maior de estudantes pretos ou pardos ainda não tinha atividades escolares em outubro: 14,5%, contra 12,2% entre os brancos.

Pesquisa

As entrevistas começaram no dia 4 de maio, e estão sendo feitas, exclusivamente, por telefone, devido ao distanciamento social. Em Pernambuco, pouco mais de 7 mil domicílios, distribuídos por 137 municípios, são contatados por mês. Aproximadamente 120 servidores fazem parte da pesquisa no estado. Para definir a amostra da pesquisa, o IBGE utilizou a base de domicílios que participaram da Pnad Contínua no primeiro trimestre de 2019 e selecionou aqueles com número de telefone cadastrado. Por mês, são realizadas, em Pernambuco, aproximadamente 1.750 entrevistas. A coleta de dados da pesquisa Pnad Covid-19 será realizada até 11 de dezembro. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL