Diario de Pernambuco
Busca

CO2

Indústria do cimento lança posicionamento sobre precificação de carbono

Publicado em: 03/12/2020 18:05 | Atualizado em: 03/12/2020 18:14

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução
O Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) apresentaram, em evento virtual, o Mapa Tecnológico do Cimento de redução de CO2 no Norte e Nordeste, com ênfase para os Combustíveis Alternativos, o seu posicionamento sobre precificação de carbono e as metas e os desafios para a indústria brasileira se tornar ainda mais eficiente e sustentável.

Na ocasião, estiveram presentes órgãos ligados ao meio ambiente como a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), a Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), a Superintendência de Meio Ambiente da Paraíba (Sudema), o Instituto de Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema),e a Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), além do secretário executivo de Saneamento do do Ceará; executivos das principais empresas da construção civil e entidades representativas de infraestrutura e meio ambiente que debateram os caminhos para um futuro sustentável do setor.

Com o objetivo de continuar a contribuir com a agenda de mudanças climáticas que a indústria nacional do cimento se comprometeu em manter seu engajamento com relação ao tema e a compartilhar sua experiência na implementação de iniciativas que levem o Brasil a uma economia de baixo carbono.

“A indústria brasileira do cimento apresenta um dos menores índices de emissão de CO2 no mundo, por conta de ações que vêm sendo implementadas nas últimas décadas, e queremos continuar liderando esse processo no futuro”, afirma Paulo Camillo Penna, presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

Sistemas e mecanismos de precificação de carbono estão se disseminando, de forma crescente, nas diferentes regiões do globo. Na linha de tantos outros países, o Brasil está atualmente discutindo os impactos e as oportunidades geradas por estes instrumentos de precificação ou taxação (como por exemplo, o Imposto Verde), assim como a sua inclusão no pacote de instrumentos voltados à implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) no pós-2020.

Antes que uma política de precificação de carbono entre em vigor, o setor defende que as políticas públicas de mudanças climáticas levem em consideração alguns pontos essenciais, como por exemplo que os esforços históricos e progressos já alcançados sejam reconhecidos.

Sobre as diretrizes e metas do setor, a indústria brasileira do cimento desenvolveu o Mapa Tecnológico do Cimento em colaboração com a Agência Internacional de Energia (IEA), o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvi¬mento Sustentável (WBCSD), a Corporação Financeira Internacional (IFC) - membro do Banco Mundial - e um seleto grupo de acadêmicos de renomadas universidades e centros de pesquisa do país.

O estudo propõe alternativas para reduzir, ainda mais, as baixas emissões de CO2 da indústria nacional de cimento. Mais do que isso, identifica barreiras e gargalos que limitam a adoção de políticas públicas, regulações, aspectos normativos, entre outros, capazes de potencializar a redução das emissões em curto, médio e longo prazo.

Segundo dados do estudo, enquanto a produção de cimento aumentou 273% entre 1990 e 2014 (de 26 para 71 milhões de toneladas), a curva da emissão de carbono cresceu 223% nesse intervalo, uma redução de 18% das emissões específicas (de 700 para 564 kg CO2 por tonelada cimento), alcançando um dos valores mais baixos praticados no mundo. Por sua vez, o projeto vislumbra a possibilidade de a indústria alcançar patamares ainda menores, da ordem de 375 kg CO2 por tonelada cimento até 2050, uma redução de 33% com relação aos valores atuais.

O evento também contou com um módulo sobre o coprocessamento, uma tecnologia evolutiva, presente na indústria desde 1990, de queima de resíduos industriais e urbanos e passivos ambientais em fornos de cimento, substituindo a utilização de combustíveis fósseis não renováveis. Há cerca de duas décadas no dia-a-dia do setor, a tecnologia conta com total garantia de saúde e segurança ao trabalhador. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL