Diario de Pernambuco
Busca

Mapee

Software criado por consultores acelera planejamento estratégico de empresas

Publicado em: 20/11/2020 12:42 | Atualizado em: 20/11/2020 12:44

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução
Em meio as incertezas do mercado para 2021, por conta da crise provocada pela pandemia, as empresas começam a se organizar para serem mais assertivas no planejamento estratégico. E nesse contexto, um software desenvolvido por profissionais das áreas de economia, administração, TI, engenharia e finanças, acaba de ser lançado no mercado.

O Mapee - Método de Análise e Projeção Empresarial Estruturante vem sendo desenvolvido desde 2018 para agregar ainda mais precisão ao trabalho dos consultores, a partir de relatórios detalhados e análises mais aprofundadas, com o diferencial de proporcionar até 70% de economia no tempo e na análise dos dados e com a vantagem de poder ter todos os relatórios salvos na nuvem.

“Os consultores podem reduzir muito o tempo de análise para montar o diagnóstico das empresas. Com o Mapee, no máximo, considerando as sessões de perguntas, a análise dos resultados e depois a sessão devolutiva, utiliza-se em média 8 horas de trabalho. Um processo tradicional de planejamento leva no mínimo o triplo desse tempo”, afirma um dos desenvolvedores, o consultor Sérgio Ferreira, economista com mais de trinta anos de experiência na área de planejamento econômico-financeiro. Além do economista Ferreira, o Mapee conta com módulos desenvolvidos por João Gratuliano com mais de 25 anos de experiência em consultoria organizacional e contou com o apoio de mais 17 fundadores.

Com a aplicação do método, o consultor consegue de forma mais rápida, porém detalhada e abrangente, entregar o planejamento. “Depois de anos de experiência, a gente sentia falta de um instrumento assim, com perguntas que pudessem nos dar uma visão geral da situação daquela empresa, com seus pontos fracos e fortes. Foi nesse contexto que criamos o Mapee”, explica Ferreira, reforçando que a ferramenta pode ser aplicada em empresas de setores diversos e de todos os tamanhos.

O método de análise e projeção empresarial, que ainda permite ao próprio gestor ter uma visão a partir de diferentes ângulos da sua organização, é aplicado por meio de um questionário que resulta em relatório completo sobre a empresa. Dessa forma é possível visualizar a atividade empresarial de maneira integrada. “Após realizado o mapeamento, é feita a análise por áreas de trabalho com base no diagnóstico”, completa.

Como acessar

Pelo site, o empresário, executivo ou o consultor acessa as informações necessárias para responder ao questionário e obter os vários relatórios analíticos. Esses relatórios vão indicar os pontos que devem ser prioritariamente atacados para otimizar o trabalho e maximizar o retorno do negócio. O Mapee está disponível para todo Brasil e, em breve, será traduzido para inglês e espanhol.

Para mais conhecimento do método, está disponível no site um curso online e gratuito. “Além de maior propriedade da ferramenta, fazendo o curso, é possível tornar-se um consultor certificado”, acrescenta Gratuliano. Os consultores interessados em se capacitar, podem acessar no site, um vídeo com o primeiro módulo do curso que faz uma introdução ao Método de Análise e Projeção Empresarial Estruturante.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL