Diario de Pernambuco
Busca

Plataforma

Site que mapeia e une atores da inovação em Pernambuco é lançado

Publicado em: 18/11/2020 16:05 | Atualizado em: 18/11/2020 16:06

A plataforma surgiu a partir de uma iniciativa do Programa Desenvolve.AI! (Foto: Pixabay/Reprodução)
A plataforma surgiu a partir de uma iniciativa do Programa Desenvolve.AI! (Foto: Pixabay/Reprodução)
O Ecossistema.PE, programa que mapeia e une atores de inovação do estado na busca por novas oportunidades de negócios, está no ambiente virtual. O site - uma plataforma aberta, orgânica e atualizada do que se produz em Pernambuco em termos de inovação - foi lançado nesta quarta-feira (18). A página passou a ser a porta de entrada para que empresas da indústria, serviços, comércio e outras áreas tenham um acesso descomplicado e direto às soluções criadas por empresas de tecnologia e startups do estado. Por meio da plataforma, será possível criar conexões para melhorar a competitividade e alavancar os negócios.

O site já reúne informações de 235  startups/empresas de tecnologia; 37 centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento; três aceleradoras; nove incubadoras; 11 coworking; nove maker spaces; 10 investidores/venture capital; seis corporate ventures; 25 empresas juniores; governo e agentes de fomento. O projeto é uma iniciativa do governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), em parceria com o Porto Digital e a Softex Recife.

A comunidade de startups Manguez.al, Sebrae-PE, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro PE/PB), UFPE, Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados do Estado de Pernambuco (Seprope) são apoiadores do projeto. "Temos buscado formas de entender o ambiente de negócios de todos os setores produtivos e criar mais oportunidades para eles, seja destravando processos ou ampliando os canais, apresentando os agentes e criando conexões para o mercado de cada segmento", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach.

A plataforma surgiu a partir de uma iniciativa do Programa Desenvolve.AI! com o objetivo de criar um banco de dados com as empresas de tecnologia, centros e grupos de pesquisa, incubadoras, aceleradoras; entre outros. Dessa forma, será possível conectar esses solucionadores com potenciais clientes nas empresas participantes do programa, e com interessados na digitalização dos seus negócios, dentro e fora do estado.

No ambiente virtual, o usuário também encontrará informações sobre chamadas e oportunidades voltadas a inovação como os ciclos do programa Desenvolve.AI, que promove chamadas para solucionadores e centros de pesquisa a partir dos desafios lançados pelas indústrias instaladas em Pernambuco, além de outros programas de inovação aberta e matchmaking ofertados pelos parceiros, sendo este o principal diretório do que existe e acontece dentro do cenário de inovação em Pernambuco.

O diretor-presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, ressaltou que a agência vem apostando em inovação e tecnologia como mola propulsora de desenvolvimento para a economia pernambucana. “O programa Desenvolve.AI, que é o guarda-chuva desta ação, tem uma proposta de atuação única, levando para grandes empresas um time de especialistas que buscarão soluções tecnológicas e mudanças positivas para processos internos de cada corporação. Esse programa oportunizou a criação desse banco de dados tecnológico apresentando todo o potencial de Pernambuco para geração, investimento e digitalização de negócios”, pontuou.

Segundo o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, a plataforma contribui para a resolução de problemas relevantes dos segmentos econômicos que compõem o PIB de Pernambuco. “O mapeamento do ecossistema e soluções é uma etapa crucial para o sucesso do Desenvolve.AI. Sabendo da necessidade dessas empresas e tendo acesso direto às soluções disponíveis, ou em fase de desenvolvimento, aumentamos muito a chance de resolvermos problemas recorrentes no estado", disse.

O Desenvolve.AI! é um projeto de inovação aberta da AD Diper em parceria com o Porto Digital e tem o propósito de apoiar indústrias que possuam, conforme lei estadual 15.063/2013 (“InovarPE”), a obrigação de realizar investimentos na área de inovação. "O Ecossistema.PE é o ponto de partida para participação em programas de inovação aberta e matchmaking, assim como outras ações ofertadas pelos principais atores do polo. Afinal, além de ser uma ferramenta para o próprio ecossistema, também é um portfólio do que nós, como cluster global de tecnologia, podemos oferecer”, destacou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL