Diario de Pernambuco
Busca

Aviação

Recife terá mais 16 voos da Azul para a alta temporada

Publicado em: 09/11/2020 15:30 | Atualizado em: 09/11/2020 15:28

Ribeirão Preto, Urbelância e Foz do Iguaçu terão ligação direta com o Recife até janeiro.  (Foto: Hesíodo Góes/Divulgação)
Ribeirão Preto, Urbelância e Foz do Iguaçu terão ligação direta com o Recife até janeiro. (Foto: Hesíodo Góes/Divulgação)
Após o período de baixa procura e de cancelamento de passagens por causa da pandemia, a expectativa da aviação civil para os próximos meses é positiva e de consolidação da retomada do setor. Até janeiro de 2021, o Recife ganha mais 16 voos diretos nos fins de semana partindo de várias cidades das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do país. 

As operações da Azul serão feitas em aeronaves modelo Airbus A320neo, com capacidade para 174 clientes, e jatos da Embraer, que contam com até 136 assentos. A companhia aérea ressalta que "todos os voos seguirão os protocolos de higiene e segurança adotados pela companhia desde o início da pandemia".

Os novos voos vão partir de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo; de Uberlândia e Belo Horizonte, em Minas Gerais; de Foz do Iguaçu, no Paraná, além de várias capitais brasileiras, como Porto Alegre, Maceió e Goiânia.

"Essa é uma tradição da Azul Viagens que, em parceria com hoteleiros e receptivos. Temos como foco atender cidades menores, como as do interior de São Paulo, com voos diretos e dedicados para o Nordeste do país. Com esse movimento, a operadora de turismo reforça a importância do cliente dessas cidades para nosso negócio e, ao mesmo tempo, estimula a economia nessas regiões de destino, como o Recife", afirma o diretor da Azul Viagens, Daniel Bicudo.

Voos locais

Para novembro, com os novos voos da Azul para Serra Talhada e Caruaru, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre tem expectativa de crescimento. A previsão para a malha aérea do terminal da capital pernambucana é de média diária de 139 voos, segundo projeção realizada pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a partir de dados fornecidos pela da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A quantidade de operações diárias deverá gerar ao final do mês um total de 4.171 frequências, entre pousos e decolagens, para o Aeroporto Internacional do Recife. "A cada mês, temos mais voos diretos para mais cidades do país, o que permite que já recebamos visitantes de várias regiões. No feriado de 2 de novembro, 40% do público de Porto de Galinhas já era da região Sudeste. Temos recebido turistas de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, do Distrito Federal, Paraná e do Rio de Janeiro", afirma o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Passagens mais caras

Apesar do desaquecimento no setor do turismo por causa da pandemia da Covid-19, os valores das passagens aéreas começaram a subir em setembro deste ano. A previsão para os últimos meses do ano é de alta nos preços dos bilhetes. A tendência foi apontada pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As altas apontadas pelos indicadores foram de 23,74% e 6,39%, respectivamente, em setembro.

A última edição da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, mostrou que o turismo vem apresentando lenta recuperação por causa das crises sanitária e econômica provocadas pelo novo coronavírus. Pernambuco segue a tendência, mas o estado registrou o menor índice de atividades turísticas em agosto entre as 12 localidades brasileiras pesquisadas.

O crescimento local foi de 12,7% na variação mensal, contra 19,3% na média nacional. O Ceará registrou a maior alta, com 85,4%; seguido da Bahia (48,4%). Apesar disso, este é o segundo melhor desempenho pernambucano desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2011.





Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL