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Maioria dos pernambucanos pretende gastar até R$ 150 na Black Friday

Publicado em: 24/11/2020 17:37 | Atualizado em: 24/11/2020 18:06

 (Foto: Peu Ricardo/DP)
Foto: Peu Ricardo/DP
Uma pesquisa inédita da Fecomércio-PE mostrou que a Black Friday, quinta data mais importante para o varejo, está sendo esperada pelos consumidores de Pernambuco. O levantamento foi realizado pelo Instituto Oscar Amorim de Desenvolvimento Econômico e Social (Instituto Fecomércio-PE) e em parceria com o Sebrae Pernambuco. A sondagem, realizada entre os dias 18 e 19 de novembro, com 918 entrevistados, apontou que 49,7% dos consumidores no estado pretendem comprar no evento de descontos. A maioria dos consumidores pretende gastar até R$ 150.

O economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, afirma que o comércio do estado consegue crescer e vive um movimento de retomada bem mais forte do que o que se projetava até abril de 2020. "O levantamento é uma maneira de informar aos empresários e gestores do varejo acerca da disposição dos consumidores pernambucanos em comemorar o evento. A classe empresarial, assim, pode tomar decisões estratégicas nas ações das vendas”, disse.

Com quase metade dos pernambucanos dispostos a comprar, o cenário é positivo para o comércio, em comparação aos meses anteriores, e com possibilidades de reversão de uma queda do Varejo em 2020. “Apesar de não representar maioria percentualmente, o número pode ser considerado elevado, visto que o resultado já mostra uma recuperação da intenção do consumo das famílias diante da data comemorativa anterior, que foi a do Dia das Crianças, quando a intenção atingiu a marca de 38,5%”, ressalta Rafael.

De acordo com a pesquisa, os fatores que restringem parte das intenções dos pernambucanos são as dúvidas dos consumidores a respeito da credibilidade da data, devido principalmente à maquiagem de preços ocorrido nos primeiros anos, e a sua forte ligação ao e-commerce, pois ainda existe uma parcela da população que não aderiu ao canal de compras.

Entre os que pretendem comemorar a data, a maioria é do sexo masculino (55,0%) e com idade entre 18 e 29 anos (54,4%). Quanto mais se avança na faixa etária, menos é a adesão da população em comprar no período da Black Friday, com os mais velhos (com mais de 60 anos) atingindo 37,8% de intenção em comprar.

Refletindo uma das características da data, o principal meio de consumo apontado foi o comércio eletrônico, com 53,5%. Os demais canais também apresentaram percentual significativo de participação, com o comércio de rua e o de shopping alcançando 27,4% e 18,9%, respectivamente. “Esses números apontam que o período pode ser positivo para praticamente todos os canais de vendas no estado, o que possibilita também desdobramento positivo na geração de empregos temporários”, pontuou o economista da Fecomércio-PE.

Os itens mais buscados foram as roupas e os sapatos, com 18,4%, seguidos pelos equipamentos eletrônicos, celulares, tablets e utensílios domésticos. “A pesquisa traz um alento para o difícil cenário vivido pelo segmento dos calçados em 2020. O desempenho das vendas atualmente se encontra bastante negativo e sem apresentar um movimento de recuperação mesmo após a abertura dos estabelecimentos e do menor percentual de isolamento das famílias. A busca pode dar a oportunidade para que os estabelecimentos ligados a esta atividade tenham a oportunidade de trazer os estoques a níveis menos críticos, reduzindo assim o custo elevado de não vender e de estocar”, afirmou Rafael.

O tipo de pagamento mais indicado foi o cartão de crédito, refletindo a redução dos auxílios emergenciais disponibilizados pelo governo federal, com as famílias dispondo de um orçamento mais apertado e impossibilitando o consumo à vista. Entre os que informaram que não vão comprar, os dois principais motivos foram: estão sem dinheiro ou com pouco dinheiro e consideram que os preços estão elevados, atingindo 32,5% e 20,9%, respectivamente. O isolamento social, um dos motivos mais apontados nas últimas pesquisas para a não comemoração de períodos especiais, foi percentualmente o menos apontado, alcançando 9,2% das respostas. 

 
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