Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

PIB

Brasil pode deixar de ser uma das dez maiores economias do mundo

Publicado em: 09/11/2020 16:46

 (Foto: Divulgação/eSocial)
Foto: Divulgação/eSocial
O Brasil deve deixar de ser uma das dez maiores economias do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Nacional (FMI), reunidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) numa pesquisa. O levantamento, divulgado pelo Valor Econômico, aponta a diminuição do Produto Interno Bruto (PIB) e a desvalorização da moeda nacional como os motivos dessa mudança.

O Produto Interno Bruto brasileiro, em 2019, equivalia a US$ 1,8 trilhão, o que garantia ao país a nona posição no ranking. As previsões do FMI são que, em 2020, ocorra uma queda de 5,8% do PIB. A projeção é mais negativa do que a do governo brasileiro, que estimou retração de 4,7%, e que a dos bancos e consultorias locais, que especulam diminuição de 4,8%.

Outra preocupação é a desvalorização do real perante à moeda americana, em 2020, o que, na conversão do ranking para dólares, faz com que a retração prevista pelo FMI passe para 28,3%. A projeção é uma soma de riquezas de US$ 1,4 trilhão para o país, que passará a ocupar a 12° posição, após ser ultrapassado pelo Canadá, pela Coreia do Sul e pela Rússia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Entrevista com o governador Paulo Câmara
Um milhão de doses da CoronaVac chegam em São Paulo
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 03/12
Vídeo mostra confusão envolvendo agentes da CTTU em Santo Amaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco