Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Varejo

Vendas do comércio crescem pelo quarto mês no estado

Publicado em: 08/10/2020 18:26

Setor de eletrodomésticos teve o maior aumento em todos os índices. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)
Setor de eletrodomésticos teve o maior aumento em todos os índices. (Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Divulgação)

As vendas do varejo em Pernambuco apresentaram crescimento pelo quarto mês consecutivo, registrando alta de 2,5% em agosto na comparação com julho. Porém, apesar do desempenho positivo, o incremento ficou abaixo do registrado em maio (10%), junho (10,7%) e julho (18,8%). Além disso, o resultado também ficou abaixo da média nacional em agosto, com incremento de 3,4%. Na comparação com agosto de 2019, no entanto, Pernambuco tem resultados mais expressivos, com alta de 8,6%, superior ao Brasil, que foi de 6,1%. Este é ainda o segundo melhor resultado do ano para o estado, atrás apenas de julho, que registrou 11,8%. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE.


Os quatro meses consecutivos de alta não foram suficientes para que Pernambuco recuperasse as perdas e, no acumulado do ano, o estado registra queda de 3,1%, maior do que o recuo apresentado no país, que foi de 0,9%. Já na variação do acumulado dos últimos 12 meses, a retração em Pernambuco foi de 1,5%, enquanto o Brasil apresentou crescimento de 0,5%.

Já o comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, também apresentou incremento na variação mensal, registrando alta de 4% em agosto na comparação com julho. Na comparação com agosto de 2019, o aumento foi de 8,2%. Por outro lado, no acumulado do ano, houve retração de 6%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses a queda foi de 2,7%.


Apenas uma das 13 atividades pesquisadas registrou recuo em agosto em relação ao mesmo mês de 2019: o setor de livros, jornais, revistas e papelaria, com redução de 63,3%. O segmento também teve a maior variação negativa no acumulado do ano (-41,6%) e nos últimos 12 meses (-31,4%). O maior aumento entre as demais atividades do comércio varejista ampliado foi o setor de eletrodomésticos em todos os índices: 33,4% sobre agosto de 2019, 45% no acumulado do ano e 34,4% no acumulado dos últimos 12 meses.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
De 1 a 5 : Cuidados com a luz são essenciais na rotina do trabalho remoto
Candidatos têm características das mais distintas, mas estão longe de representar os grupos sociais
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco