Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Pesquisa

Turismo de Pernambuco cresce, mas tem menor alta do país

Publicado em: 14/10/2020 13:08 | Atualizado em: 14/10/2020 13:08

Setor foi pressioando pelas restrições e está se recuperando de forma lenta.  (Foto: Julio Jacobina/Arquivo DP)
Setor foi pressioando pelas restrições e está se recuperando de forma lenta. (Foto: Julio Jacobina/Arquivo DP)

O turismo é um setor que vem apresentando uma lenta recuperação por conta da pandemia do coronavírus e Pernambuco segue essa tendência. Mesmo que tenha registrado expansão, o estado registrou o menor índice de atividades turísticas em agosto entre os 12 locais brasileiros pesquisados pelo IBGE, dentro da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Em Pernambuco, o crescimento foi de 12,7% na variação mensal, contra 19,3% na média nacional. O Ceará registrou a maior alta, com 85,4%, seguido da Bahia (48,4%). Ainda assim, esse é o segundo melhor desempenho pernambucano desde o início da série histórica, iniciada em janeiro de 2011, atrás apenas de julho (22,2%).

Mesmo com o resultado positivo, as atividades turísticas de Pernambuco ainda não conseguiram repor as perdas sofridos pelo setor turístico por conta da pandemia. Na comparação com agosto de 2019, a queda é de 54,5%, enquanto a média nacional teve recuo de 44,5%. "O setor é pressionado principalmente pelas restrições em restaurantes, hoteis e agências de viagens", pontua a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita.

No acumulado do ano, a retração no estado foi de 43,2%, enquanto a queda no Brasil foi de 38,8%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, Pernambuco registrou recuo de 29,4%, contra queda de 24,4% no país.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Thiago Santos (UP)
Aprenda a treinar a mente com exercícios que previnem doenças e turbinam os neurônios
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Protocordados
Rhaldney Santos entrevista Dra Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco