Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Flexibilização

Setor de eventos com expectativa positiva com nova ampliação de capacidade

Publicado em: 12/10/2020 10:02 | Atualizado em: 09/10/2020 18:23

Para Clarissa Cunha, eventos realizados neste ano servirão como vitrine para os de 2021. (Foto: Carlos Vieira/Divulgação)
Para Clarissa Cunha, eventos realizados neste ano servirão como vitrine para os de 2021. (Foto: Carlos Vieira/Divulgação)

A partir desta segunda-feira, todos os tipos de eventos, sejam corporativos, sociais ou culturais, vão ter a capacidade ampliada na Região Metropolitana do Recife, nas Zonas da Mata Norte e Sul e na Gerência Regional de Saúde (Geres) de Caruaru. Os municípios dessas regiões avançam para a etapa 10, podendo ampliar a realização de eventos de 100 para 300 pessoas e de 30% para 50% da capacidade do estabelecimento. A expectativa é que a nova flexibilização traga resultados positivos para o movimento do mercado de eventos.

O decorador Anderson Barbosa fez apenas um evento para 19 pessoas desde que a pandemia começou e afirma que o movimento continua tímida. Mas ele acredita que a ampliação da capacidade pode trazer uma expectativa positiva para o setor. "Os clientes ainda estão aguardando o caminhar das coisas, eles precisam se acostumar novamente a esse mundo de festa com mais pessoas juntas. Mas a flexibilização é positiva porque tem as pessoas que vão querer fazer as festas e, mesmo que não seja para 300 pessoas, tem uma margem mais segura para ampliar. Com a autorização, eventos e casamentos de porte menor vão acontecer com maior volume, tira da inércia esse mercado que está parado", afirma o sócio-proprietário da Anderson Barbosa Decoração para Eventos.

Para a assessora de casamentos Clarissa Cunha, a retomada de eventos maiores servirá como base para que outras pessoas se sintam confortáveis para realizar uma festa. "Das 40 noivas que tínhamos, apenas quatro mantiveram o casamento e nenhuma vai fazer uma festa para mais de 200 pessoas. Ainda não sabemos como vai ser a aceitação dos convidados, mas estamos conversando com os noivos e familiares para explicar que é importante seguir os protocolos, é um momento que ainda requer segurança, apesar de estar em um ambiente festivo. E sabemos da importância porque os casamentos que acontecem ainda neste ano serão uma vitrine para 2021, está todo mundo de olho. Servirá como exemplo para convidados e fornecedores", ressalta.

Flexibilização

Outras flexibilizações também acontecem nesta segunda-feira com o avanço para a etapa 10. Os parques de diversões, temáticos e similares estão liberados para funcionar, com capacidade de 50% do público. Já os cinemas e teatros poderão voltar a vender alimentos e bebidas. Já as Geres de Ouricuri e Afogados da Ingazeira avançam para a etapa nove, igualando com o restante do estado. Nesta fase, os serviços de alimentação podem funcionar até meia noite com 70% de capacidade, fica permitida a volta dos eventos sociais e culturais com limite de 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço e cinemas e teatros poderão funcionar. Além disso, em todo o estado o comércio de rua terá ampliação, podendo receber um cliente para cada cinco metros quadrados e com funcionamento liberado até meia noite.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista Dra. Rebecca Spinelli
Rhaldney Santos entrevista Thiago Santos (UP)
Aprenda a treinar a mente com exercícios que previnem doenças e turbinam os neurônios
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #Protocordados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco