Setor de eventos com expectativa positiva com nova ampliação de capacidade
Publicado: 12/10/2020 às 10:02

Para Clarissa Cunha, eventos realizados neste ano servirão como vitrine para os de 2021./Foto: Carlos Vieira/Divulgação
A partir desta segunda-feira, todos os tipos de eventos, sejam corporativos, sociais ou culturais, vão ter a capacidade ampliada na Região Metropolitana do Recife, nas Zonas da Mata Norte e Sul e na Gerência Regional de Saúde (Geres) de Caruaru. Os municípios dessas regiões avançam para a etapa 10, podendo ampliar a realização de eventos de 100 para 300 pessoas e de 30% para 50% da capacidade do estabelecimento. A expectativa é que a nova flexibilização traga resultados positivos para o movimento do mercado de eventos.
O decorador Anderson Barbosa fez apenas um evento para 19 pessoas desde que a pandemia começou e afirma que o movimento continua tímida. Mas ele acredita que a ampliação da capacidade pode trazer uma expectativa positiva para o setor. "Os clientes ainda estão aguardando o caminhar das coisas, eles precisam se acostumar novamente a esse mundo de festa com mais pessoas juntas. Mas a flexibilização é positiva porque tem as pessoas que vão querer fazer as festas e, mesmo que não seja para 300 pessoas, tem uma margem mais segura para ampliar. Com a autorização, eventos e casamentos de porte menor vão acontecer com maior volume, tira da inércia esse mercado que está parado", afirma o sócio-proprietário da Anderson Barbosa Decoração para Eventos.
Para a assessora de casamentos Clarissa Cunha, a retomada de eventos maiores servirá como base para que outras pessoas se sintam confortáveis para realizar uma festa. "Das 40 noivas que tínhamos, apenas quatro mantiveram o casamento e nenhuma vai fazer uma festa para mais de 200 pessoas. Ainda não sabemos como vai ser a aceitação dos convidados, mas estamos conversando com os noivos e familiares para explicar que é importante seguir os protocolos, é um momento que ainda requer segurança, apesar de estar em um ambiente festivo. E sabemos da importância porque os casamentos que acontecem ainda neste ano serão uma vitrine para 2021, está todo mundo de olho. Servirá como exemplo para convidados e fornecedores", ressalta.
Flexibilização
Outras flexibilizações também acontecem nesta segunda-feira com o avanço para a etapa 10. Os parques de diversões, temáticos e similares estão liberados para funcionar, com capacidade de 50% do público. Já os cinemas e teatros poderão voltar a vender alimentos e bebidas. Já as Geres de Ouricuri e Afogados da Ingazeira avançam para a etapa nove, igualando com o restante do estado. Nesta fase, os serviços de alimentação podem funcionar até meia noite com 70% de capacidade, fica permitida a volta dos eventos sociais e culturais com limite de 100 pessoas ou 30% da capacidade do espaço e cinemas e teatros poderão funcionar. Além disso, em todo o estado o comércio de rua terá ampliação, podendo receber um cliente para cada cinco metros quadrados e com funcionamento liberado até meia noite.

