Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Juventude Presente

Governo de Pernambuco lança edital para contratar 180 profissionais

Publicado em: 13/10/2020 16:41 | Atualizado em: 13/10/2020 17:07

Edital foi lançado nesta terça-feira em evento transmitido pela internet. (Foto: Ashlley Melo/SEI/Divulgação)
Edital foi lançado nesta terça-feira em evento transmitido pela internet. (Foto: Ashlley Melo/SEI/Divulgação)
O governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (13), um edital para a contratação de aproximadamente 180 profissionais, que devem atuar com oficinas de música, percussão, esportes, capoeira, basquete, futebol, educação e meio ambiente para 18 mil jovens de 12 a 29 anos de todas as regiões do estado. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara, em evento transmitido virtualmente.

Serão ofertadas 590 oficinas de Conexão Sociocultural por meio da Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas. A ação faz parte do Programa Juventude Presente e busca atender ao grupo etário. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (14) pela internet, e as aulas começam a partir do próximo dia 19. Cada jovem pode participar de quantas oficinas quiser.

"Essa capacitação dá oportunidades para os nossos jovens terem uma qualificação conectada com o que está acontecendo, não apenas no nosso estado, mas no país e no mundo. As capacitações, inclusive, dialogam com esse período de tanta dificuldade que nós estamos passando, mas que não deixamos de criar oportunidades para os nossos jovens“, disse o governador.

As localidades beneficiadas são consideradas prioritárias em ações de cidadania do estado. São elas: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Limoeiro e Petrolina.

A seleção dos oficineiros será feita a partir da análise do currículo e das propostas para as oficinas. Os selecionados precisam ter experiência comprovada e apresentar um plano de aulas. A remuneração é de R$ 52, por hora-aula. Cada oficina terá um total de 16 horas, sendo duas horas por dia e duas vezes por semana.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, afirmou que o Programa Juventude Presente é estratégico na oferta de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade, de acordo com dados do Pacto pela Vida. “O governo busca atrair os mais jovens para atividades que dialogam com suas expectativas, tendo como base os interesses culturais da comunidade”, pontuou.

“Já participei de outras oficinas e elas me ajudaram a ter uma visão mais ampla daquilo que eu quero fazer no futuro. Acho que elas ajudam a planejar a vida”, disse Eduarda Rodrigues, 17 anos, moradora de Olinda. "Vamos trazer para esses jovens a ideia de que é possível continuar sonhando com outras possibilidades. E isso é possível através da arte", completou o grafiteiro Manoel Mavik, 30, que vai se inscrever no edital como oficineiro.

Cursos e capacitação

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas também firmou convênio com o Instituto Êxito de Empreendedorismo. O Êxito vai oferecer uma plataforma digital com cursos EAD de desenvolvimento pessoal, técnicas de empreendedorismo, cursos profissionalizantes e técnicos em apoio ao eixo Qualificação Profissional do Programa Juventude Presente.

Também foi feita uma parceria entre a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE). O objetivo é qualificar e capacitar as mulheres do Programa Mães da Favela da Cufa, parte da estratégia Mães On. A parceria contará com técnicos do governo de Pernambuco, entidades parceiras e conteudistas para desenvolver os cursos.

Confira, na íntegra, o lançamento do edital:



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco