Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

Trabalho

Educação corporativa na pandemia: o que muda na carreira

Publicado em: 16/10/2020 19:11

Atualização constante é uma das exigências dos novos tempos. (Foto: Pixabay/Reprodução)
Atualização constante é uma das exigências dos novos tempos. (Foto: Pixabay/Reprodução)
O cenário turbulento da imposição do isolamento social, na pandemia da Covid-19, fez surgir oportunidades para repensar vários setores e serviços. Diante dos novos desafios, também aconteceram mudanças na educação corporativa, voltada para profissionais que já estão no mercado. As organizações de todo o mundo passaram a identificar, neste momento, quais as peças fundamentais no processo de construção ou manutenção de suas estruturas.

O professor e especialista em neuromarketing João Paulo Gomes destaca que a principal mudança de paradigma é que as organizações mudaram o foco de suas necessidades. “O mercado hoje espera que os profissionais estejam fortalecidos além do âmbito de carreiras. Não se fala mais unicamente num currículo otimizado. O foco agora vai além de suas competências, desenvolvendo de verdade quais são suas habilidades técnicas e emocionais”, afirma.

Além disso, é fundamental, na visão do especialista, saber como se pode praticar e desenvolver essas habilidades na rotina profissional. "É preciso, antes de tudo, neste novo modelo de mercado, saber qual o seu objetivo de vida, quais as suas dores hoje em relação à sua área profissional. Antes a chancela era o seu diploma. Mas só que não tem emprego para todo mundo. Então, hoje você não precisa só disso. Precisa ser hábil”, ressalta.

O especialista também destaca que outro item importante no cenário do pós-pandemia é a velocidade com que as coisas mudaram e que, agora, exigem resposta rápida do profissional. "É natural ver profissionais atuando em múltiplas direções e descobrindo habilidades novas a cada desafio do mercado. Existem instituições de formação que trabalham isso em cada aula. Outra mudança é que, antes, você se preparava com um curso de idioma ou com uma única pós-graduação. Hoje, é possível complementar sua carreira com cursos que já nascem híbridos, totalmente digitais e personalizados para atender a sua necessidade naquele momento. O ideal é que você nunca pare de se preparar. A habilidade do presente e do futuro é a adaptabilidade", diz.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco