Diario de Pernambuco
Busca

Trabalho

Educação corporativa na pandemia: o que muda na carreira

Publicado em: 16/10/2020 19:11

Atualização constante é uma das exigências dos novos tempos. (Foto: Pixabay/Reprodução)
Atualização constante é uma das exigências dos novos tempos. (Foto: Pixabay/Reprodução)
O cenário turbulento da imposição do isolamento social, na pandemia da Covid-19, fez surgir oportunidades para repensar vários setores e serviços. Diante dos novos desafios, também aconteceram mudanças na educação corporativa, voltada para profissionais que já estão no mercado. As organizações de todo o mundo passaram a identificar, neste momento, quais as peças fundamentais no processo de construção ou manutenção de suas estruturas.

O professor e especialista em neuromarketing João Paulo Gomes destaca que a principal mudança de paradigma é que as organizações mudaram o foco de suas necessidades. “O mercado hoje espera que os profissionais estejam fortalecidos além do âmbito de carreiras. Não se fala mais unicamente num currículo otimizado. O foco agora vai além de suas competências, desenvolvendo de verdade quais são suas habilidades técnicas e emocionais”, afirma.

Além disso, é fundamental, na visão do especialista, saber como se pode praticar e desenvolver essas habilidades na rotina profissional. "É preciso, antes de tudo, neste novo modelo de mercado, saber qual o seu objetivo de vida, quais as suas dores hoje em relação à sua área profissional. Antes a chancela era o seu diploma. Mas só que não tem emprego para todo mundo. Então, hoje você não precisa só disso. Precisa ser hábil”, ressalta.

O especialista também destaca que outro item importante no cenário do pós-pandemia é a velocidade com que as coisas mudaram e que, agora, exigem resposta rápida do profissional. "É natural ver profissionais atuando em múltiplas direções e descobrindo habilidades novas a cada desafio do mercado. Existem instituições de formação que trabalham isso em cada aula. Outra mudança é que, antes, você se preparava com um curso de idioma ou com uma única pós-graduação. Hoje, é possível complementar sua carreira com cursos que já nascem híbridos, totalmente digitais e personalizados para atender a sua necessidade naquele momento. O ideal é que você nunca pare de se preparar. A habilidade do presente e do futuro é a adaptabilidade", diz.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL