Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Pernambuco pode iniciar "novo normal" a partir de 9 de novembro

Publicado em: 23/09/2020 17:12 | Atualizado em: 23/09/2020 19:22

 (Foto: Bruna Costa/Esp DP
)
Foto: Bruna Costa/Esp DP

O estado de Pernambuco deve retomar todas as atividades econômicas, dentro dos protocolos de convivência com o coronavírus, a partir do dia 9 de novembro, se os resultados projetados pelo governo se confirmarem. A manutenção desse "novo normal", como repetiu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, depende do cumprimento das regras e será revisto se os casos da Covid-19 voltarem a subir.

A partir desta quinta-feira (24), entram na etapa 9 do plano de retomado, o Recife e cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata e o município de Caruaru. Serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, cafés, bares e similares, terão carga horária de funcionamento estendida em mais duas horas, passando a operar das 6h até meia-noite. A capacidade de lotação também será ampliada de 50% para 70%. A mesma medida passa a valer na próxima segunda-feira (28) para todas as cidades que vão avançar para a etapa 9 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 (veja lista abaixo).

Festas e cinemas de volta
A partir da próxima segunda-feira (28), os municípios das Gerências Regionais de Saúde (Geres) 1, 2, 3, 4 e 12 chegam à Etapa 9 do Plano. Com isso, será liberada a realização de eventos sociais e culturais, assim como a reabertura de cinemas e teatros, com limite de público de até 100 pessoas ou 30% de ocupação do espaço, o que for menor. O Governo de Pernambuco também divulgou, nesta quarta-feira (23), o cronograma de entrada nas Etapas 10 e 11 para todo o território pernambucano. “A estabilidade dos dados epidemiológicos nos permitiu prever um cronograma para a reta final do Plano, até o que se convencionou chamar de novo normal”, frisou o secretário.

Fernando de Noronha
Em coletiva de imprensa transmitida nesta quarta (23) do Palácio do Campo das Princesas, o governo anunciou ainda que Fernando de Noronha passa para segunda etapa de retomada do turismo, com reabertura total da ilha, a partir do dia 10 de outubro.


Segundo o administrador da ilha, Guilherme Rocha, os turistas que forem a Noronha terão que realizar o teste RT-PCR no dia anterior ou no dia no embarque e apresentarem o resultado negativo para desembarcar na ilha. Ainda segundo Rocha, também será obrigatório que o turista baixe no celular o aplicativo Dycovid. Por fim, no fim da viagem, o turista precisará se submeter a novo teste no aeroporto. "O resultado do teste não impede que ele saia de Noronha, mas colabora que se mantenha o virus sob controle", afirmou Rocha.

CONFIRA O STATUS DAS 12 GERES NA SEMANA QUE SE INICIA NO DIA 28 DE SETEMBRO

 

I GERES (Etapa 9) – Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã Grande, Chã de Alegria, Glória de Goitá, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, São Lourenço da Mata e Vitória de Santo Antão.

 

II GERES (Etapa 9) - Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério, Vicência.

 

III GERES (Etapa 9) - Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu.

 

IV GERES (Etapa 9) - Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

 

V GERES (Etapa 8) - Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

 

VI GERES (Etapa 8) - Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

 

VII GERES (Etapa 8) - Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

 

VIII GERES (Etapa 8) - Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

 

IX GERES (Etapa 8) - Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

 

X GERES (Etapa 8) - Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

 

XI GERES (Etapa 8) - Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

 

XII GERES (Etapa 9) - Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer, Timbaúba.  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL