Diario de Pernambuco
Busca

EMPREGO

Aumento da competitividade pede desenvolvimento de qualidades para o mercado

Publicado em: 25/09/2020 17:31

 (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay

A taxa de desocupação em Pernambuco aumentou pelo quarto mês segundo de acordo com a PNAD Covid, do IGBE, divulgada nesta semana.  Em agosto, o índice chegou a 15,3%, contra 13,5% em julho, 12,6% em junho e 10,5% em maio. De acordo com a pesquisa, 574 mil pessoas estavam desempregadas e buscaram ativamente um emprego, mas não encontraram no mês passado. Empresas estão fechando as portas e profissionais qualificados também estão nas estatísticas. Diante do cenário, como se reinventar e criar um perfil mais atrativo para o mercado de trabalho? Essa é uma pergunta constante.

O conteúdo do perfil profissional, incluindo conhecimentos e habilidades, é a janela na qual empresas verão o candidato durante um processo seletivo. A empresas procuram certas qualidades que são fundamentais para a contratação. "Embora a experiência seja sempre um ponto fundamental, há outras qualidades que não passam despercebidas como a capacidade de comunicação, conhecimento de outros idiomas, capacidade de resolução de problemas, facilidade de trabalho em equipe, criatividade e capacidade de adquirir novos conhecimentos", explica Marco Silveira, CEO do Berlitz Brasil, centro de idiomas que existe no Brasil há 50 anos e trabalha com ensino online há 18 anos.

Saber se expressar e se comunicar é algo necessário em todas as empresas. Entender como interagir com colegas e clientes é a melhor maneira de ter um ambiente de trabalho saudável e agradável. Uma boa comunicação facilita a forma de trabalhar e melhora o desempenho da equipe de trabalho. "Além disso, saber falar outros idiomas é sempre um ótimo ponto a favor. Possuir conhecimento e um certificado que garanta o nível de fluência tem um valor inestimável. Hoje, as relações comerciais se dão a nível mundial e muitas companhias selecionam seus profissionais através do critério de fluência em outros idiomas", esclarece Silveira.

Outro ponto fundamental para impulsionar o perfil profissional é desenvolver a capacidade de resolução de problemas. Nem todas as pessoas reagem da mesma maneira perante um problema. Muitas vezes eles não sabem responder e isso causa uma interrupção nos processos da empresa. Por esse motivo, é muito importante que um empregador tenha um funcionário que saiba como solucionar problemas rapidamente e da melhor forma.

A capacidade de um funcionário de assimilar novos conhecimentos dá à empresa a tranquilidade de ter uma equipe treinada. Já a criatividade não apenas resolve problemas, mas abre as portas para outra grande ferramenta: a inovação. "Essa ferramenta é essencial para obter progresso e melhorias e é outro valor que as empresas buscam. Um candidato com essa qualidade se tornará mais atraente para a organização", conclui Marco Silveira.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL