Diario de Pernambuco
Busca

Pandemia

Casa Criatura doa equipamentos de proteção à Covid-19 a municípios do Agreste do estado

Publicado em: 26/08/2020 17:34

Caixas aerossol e protetores faciais que foram doados a três municípios do estado tiveram produção financiada pela Fundação Mozilla (Rostand Costa/ Divulgação)
Caixas aerossol e protetores faciais que foram doados a três municípios do estado tiveram produção financiada pela Fundação Mozilla (Rostand Costa/ Divulgação)
Cidades do interior de Pernambuco vão receber doações de protetores faciais e caixas aerossol (equipamento usado para intubar e extubar pacientes na UTI e evitar contaminação) produzidos em Olinda através de impressoras 3D. A iniciativa é da Casa Criatura, formada por um grupo de arquitetos, artistas e desginers locais, em com a parceria da organização Careables e é apoiada pela Fundação Mozilla. Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru são os municípios beneficiados.

Serão 1500 protetores faciais e duas caixas aerossol destinadas aos centros de saúde pública dos municípios do Agreste: 300 unidades serão enviadas para Toritama, outras 300 unidades irão para Santa Cruz do Capibaribe e os 900 protetores faciais restantes vão para Caruaru, que também receberá duas caixas aerossol. 

O amplo trabalho da Casa Criatura só está sendo possível porque a equipe foi uma das vencedoras do Desafio Mozilla, através do fundo emergencial da fundação da gigante norte-americana de tecnologia. O edital foi criado no final de março como parte do Programa de Apoio a Pesquisas de Código Aberto da Mozilla (Mozilla Open Source Support Program – MOSS, em inglês). Foram ofertados financiamentos de até US$ 50 mil (cerca de R$ 280 mil) para cada projeto de tecnologia de código aberto de grupos, startups, coletivos e empresas de várias partes do mundo que ajudassem a combater a pandemia. A Casa Criatura foi a única iniciativa brasileira a ter o incentivo.

A Casa Criatura foi aberta em 2019 e é um espaço de criação e inovação situado no Sítio Histórico de Olinda. A casa, que também conta com bar, restaurante, café e espaço para eventos (se readaptando para reabrir), está rodeada de ateliês e espaços culturais que inspiram e fortalecem as aptidões criativas e libertárias dessa área da cidade. Já a Fundação Mozilla foi criada em 2003 nos Estados Unidos e é uma organização sem fins lucrativos que mantém softwares e projetos open source (de código aberto). Entre as suas criações, está o Mozilla Firefox, famoso navegador de internet multiplataforma, livre e de código aberto, que figura entre os três mais utilizados em todo o mundo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL