Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Economia

AGRICULTURA

Brasil pode ser afetado por aliança entre chineses e russos na indústria da soja

Publicado em: 31/08/2020 13:22

 (Foto: Agência Brasil)
Foto: Agência Brasil
A China é o maior consumidor de soja do mundo e como está sujeito às importações o governo de Pequim julga este fato arriscado para a segurança alimentar da nação. Diante

disto, os chineses estão agora buscando diversificar os fornecedores e também estimular o crescimento da produção doméstica do produto. Segundo divulgado pelo jornal South China Morning Post, a China decidiu, inclusive, propor à Rússia a criação de uma "aliança da indústria da soja".

Durante uma videoconferência com o Ministro do Desenvolvimento Econômico da Rússia, Maksim Reshetnikov, o Ministro do Comércio chinês, Zhong Shan, solicitou uma colaboração mais próxima com o governo de Moscou em todos os setores da cadeia de abastecimento da soja. Zhong ainda acrescentou que Pequim e Moscou deveriam "combinar" as principais áreas de produção de soja dos países e construir uma aliança industrial. No entanto, a China permanecerá aumentando as compras de soja dos Estados Unidos devido a um acordo comercial entre os dois países. Já a Rússia planeja ampliar o volume de suprimentos de soja para a China em 3,7 milhões de toneladas até 2024. Atualmente, os russos correspondem por somente 1% das importações chinesas.

Por outro lado, a soja é a principal cultura agrícola brasileira e de suma importância econômica para a balança comercial do país. Os analistas de mercado acreditam que tais medidas afetariam significativamente o Brasil, por ser o principal fornecedor de soja da potência asiática. Apenas em junho de 2020, as exportações do Brasil para a China bateram um novo recorde, com um aumento de 71% em relação ao ano passado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Rhaldney Santos entrevista advogada Rafaella Simonetti do Valle
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro
Rhaldney Santos entrevista o empreendedor digital Harry Thorpe, criador da plataforma Miauu
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco