Diario de Pernambuco
Busca

LEILÃO DE AEROPORTOS

Brasil será "fornecedor exclusivo" de aeroportos, diz ministro

Publicado em: 15/07/2020 22:44

 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse, nesta quarta-feira (15/7), que o Brasil será fornecedor exclusivo de aeroportos. Durante live da Expert XP 2020, ele afirmou que o governo pretende leiloar 22 aeroportos, mesmo que o setor seja o que mais sofre com redução na movimentação por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Vamos fazer os leilões até o fim do primeiro trimestre de 2021. Todo mundo tirou seus projetos de aeroportos, o que nos torna praticamente fornecedores exclusivos”, disse.

Como tem feito reiteradamente, o ministro elencou todas as ações da pasta e disse que o Ministério da Infraestrutura (MInfra) não parou em nenhum momento por causa da pandemia. “Continuamos tocando as obras e estruturando os projetos”, afirmou.

Freitas reconheceu que serão necessários reequilíbrios econômico-financeiros de contratos por conta da queda na demanda. “No caso dos aeroportos, retiramos a obrigatoriedade de participação de um operador aeroportuário. Isso abre a possibilidade de fundos de investimentos entrarem”, ressaltou.

O ministro lembrou que o governo tem 40 projetos em processo de análise no Tribunal de Contas da União (TCU), que representam R$ 44 bilhões em contratos. “Assim que o TCU autorizar, vamos publicar os editais e levar para leilão”, assinalou.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL