Diario de Pernambuco
Busca

BANCO DO BRASIL

BB libera antecipação do saque-aniversário do FGTS

Publicado em: 28/07/2020 23:11

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Banco do Brasil (BB) também vai operar a linha de crédito que permite antecipar os recursos do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O financiamento já está sendo operado pela Caixa e têm juros de 0,99% ao mês.
Em nota publicada nesta terça-feira (28/07), o Banco do Brasil informou que a antecipação do saque-aniversário já está disponível para os correntistas da instituição. O crédito pode ser contratado no aplicativo e na central de atendimento do BB, bem como no aplicativo e no site do FGTS.

Essa linha de crédito é direcionada aos trabalhadores que têm contas no FGTS e fizeram a opção pelo saque-aniversário. E permite antecipar três anos de saques, com valor mínimo de R$ 1 mil. Porém, têm juros de 0,99% ao mês.

Os juros são iguais aos da Caixa e são menores que os de outras linhas de financiamento pessoal, já que essa linha de crédito tem como garantia o saque-aniversário. "A liberação do crédito em conta corrente ocorre após a reserva do saldo na conta do FGTS", destacou o BB.

Porém, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) tem criticado a cobrança dessa taxa de juros. A Federação diz que a Caixa que está cobrando "juros para o trabalhador sacar seu próprio dinheiro" e calcula que o brasileiro pode perder pelo menos 12% do saque-aniversário ao fazer essa opção.

A antecipação do saque-aniversário mediante o pagamento de juros, contudo, foi autorizada pelo Conselho Curador do FGTS. O financiamento tenta dar um fôlego aos brasileiros, sobretudo nesse momento de pandemia, liberando agora o que só poderia ser sacado ao longo de três anos. E também está sendo estudada por outros bancos. O Santander, por exemplo, espera começar a operar essa linha de crédito em setembro. Itaú e Bradesco estão avaliando a medida.

TAGS: aniversário | #saque | #bb | #fgts |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL