Refinaria

Petrobras não tem contrato vigente com assessoria financeira

Publicado em: 04/05/2018 09:01 | Atualizado em: 26/05/2018 23:22

“A Petrobras contratou o Citigroup Global Markets Assessoria Ltda. (“Citi”) como seu assessor financeiro exclusivo no contexto da Potencial Transação”. A informação está presente no Teaser do Cluster Nordeste, documento oficial enviado aos principais investidores potenciais para apresentar a “Oportunidade de Investimento em cluster de refino e logística no Nordeste do Brasil”, como destaca a primeira página do documento preliminar para participar da oferta de compra. Em consulta no site da Petrobras, na área de contratos, a reportagem verificou que não há contrato vigente entre Petrobras e Citigroup. O último venceu em 1º de maio de 2018.

Vale lembrar que o Citigroup é o mesmo que prestou assessoria financeira à Petrobras na compra da Refinaria americana de Pasadena, considerada um mal negócio para a estatal e alvo de investigações de corrupção na operação Lava-Jato.

No material, consta, inclusive, que “qualquer participante (“Potencial Comprador”) interessado em participar do Processo deverá notificar formalmente a Citi sobre seu interesse por meio das Informações de Contato (…), bem como enviar as informações de suporte atestando sua conformidade com todos os Critérios de Elegibilidade (…)”

A Petrobras foi questionada sobre a ausência de contratos com uma empresa informada em documento oficial como responsável pela assessoria financeira de um processo dessa importância e se a falta desse contrato pode gerar uma fragilidade no planejamento dessa alienação. Em nota, a Petrobras ressaltou “que o processo competitivo observa os princípios de transparência e publicidade, em alinhamento ao Decreto 9188/2017, às orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) e a Sistemática para Desinvestimentos da Petrobras. Todas as etapas do processo serão divulgadas oportunamente no site da Petrobras, assim como são em todos os processos de desinvestimento, a divulgação do teaser é somente a primeira destas etapas.”

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL