Diario de Pernambuco
Busca

Início

Desafio Ad Diper premia empresas juniores com soluções inovadoras

Empresas Juniores vinculadas à Federação de Empresas Juniores de Pernambuco participarão de ação que visa o fortalecimento dos APLs do Estado

Publicado em: 20/04/2018 13:00 | Atualizado em: 20/04/2018 13:12

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Ad Diper) e a Federação de Empresas Juniores de Pernambuco acabam de lançar uma provocação para universitários do estado. O Desafio AD Diper busca jovens que  consigam encontrar soluções práticas e inovadoras apra os Arranjos Produtivos Locais de Pernambuco (APLs). Os focos são os arranjos do Mel, Leite,  Frutivitinucultura, Pisicultura, Caprinovinocultura, Confecções e Gesso. Para se inscrever, é preciso consutlar o edital que será publicado no http://www.fejepe.org.br/. A Empresa Júnior vencedora será contemplada com a contratação de um projeto no valor de cinco mil reais e um capítulo exclusivo no livro da AD Diper sobre os APLs.

Dentro do regulamento existem algumas exigências, uma delas pleiteia que a Empresa Júnior, para participar do desafio, deve ser federada. Além disso, só será aceito apenas um desafio por EJ. As entregas que forem feitas fora do prazo, que é dia 07 de maio, estarão, automaticamente, desqualificadas do desafio. Um dos maiores objetivos do desafio é aumentar a competitividade e produtividade das empresas que integram os APLs através do desenvolvimento das soluções apresentadas pelas Empresas juniores.

Segundo o gerente de Arranjos Produtivos Locais da AD Diper, Álvaro França,  a interação de alunos da graduação com o auxílio de seus professores e profissionais do mercado é uma grande oportunidade de inovar no  desenvolvimento dos APLs e diminuir os gargalos ainda existentes. "Esses estudantes, além de colocarem em prática o conteúdo da  sala de aula, estão com a cabeça cheia de ideias para a elaboração de projetos inovadores e, além disso, para promoverem práticas de melhoria do trabalho realizado nos arranjos produtivos locais de Pernambuco."

Como parâmetro de sucesso para os projetos, as empresas juniores necessitam entender o funcionamento dos APLs, como são os processamentos e suas  dificuldades, para que, desse modo, identifiquem as possíveis melhorias que sejam viáveis para os empreendedores locais. Para o Desafio AD Diper, as EJs  precisam elaborar um projeto com diagnóstico e solução para algum dos sete principais APLs pernambucanos e entregar até o dia 07 de maio deste ano. Os três melhores projetos serão selecionados para serem apresentados por seus representantes no dia 13 de maio e serão avaliados pela curadoria da AD Diper.

Vale ressaltar que o projeto deve estar dentro dos critérios exigidos no edital, tendo como formato apenas texto corrido, incluindo alguns principais pontos: apresentação da equipe da Empresa Júnior, APL a ser diagnosticado e motivo da escolha, contexto e diagnóstico, solução da problemática, execução da solução, viabilidade financeira do investimento e impacto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL