Recife Curso visa capacitar e empoderar mulheres empreendedoras Atividade acontece no próximo sábado (18) e faz parte de festival de cursos inovadores do Sebrae em parceria com a Impact Hub para formação de novos(as) empreendedores(as)

Publicado em: 16/11/2017 15:15 Atualizado em:

Com o avanço do debate acerca da igualdade de gênero nas últimas décadas, houve grande evolução nas leis e muitos direitos foram reconhecidos. Nesse contexto, a mulher tem ocupado cada vez mais posições de protagonismo em empresas e instituições. Pensando nelas, o Sebrae e o Impact Hub vão promover, no próximo dia 18, no bairro do Recife, o curso Pense Nela, para capacitar e empoderar mulheres empreendedoras. A atividade faz parte da Hub Escola, festival de cursos inovadores para formação de novos(as) empreendedores(as), adaptados(as) às mudanças sociais e de mercado.

De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, nos últimos 14 anos o número de empresárias subiu 34%, somando mais de 7,9 milhões de mulheres que comandam micro e pequenas empresas em todo o Brasil. Além disso, 43,2% dos cargos de gerência dessas empresas também já são ocupados por elas. Pensando nessa realidade e tendo em mente que empreender é uma alternativa relevante na construção do desenvolvimento econômico do país, o Sebrae e o Impact Hub montaram o curso “Pense Nela”, para capacitar Mulheres e empoderá-las a assumir posições de destaque.

O curso será ministrado pela empresária Luciana Hazin, que foi dona de três empresas por 10 anos em Brasília. Idealizadora do Programa de Empreendedorismo Feminino, Luciana utiliza suas experiências pessoais e profissionais para passar a outras mulheres que elas podem se manter fieis a suas essências e se empoderarem. O curso visa ensinar também como ter voz através da chamada comunicação não violenta. “Para evitar situações de assédio, que aconteceram muitas vezes nas empresas que eu comandei, eu agia como se não fosse eu mesma. Eu me masculinizava para que os homens me vissem apenas como dona daquelas empresas. Mas isso também estava me agredindo. Ao perceber, procurei voltar à minha essência e descobri estratégias para garantir o respeito e continuar sendo quem sou”, explica Luciana, ao falar um pouco sobre sua trajetória e como começou a elaborar o curso “Pense Nela”.

Esse e todos os outros cursos do Festival Hub Escola são fundamentados na Metodologia da Aprendizagem Baseada em Experiências. Isso significa que os cursos são totalmente baseados no compartilhamento de vivências de empreendedores, das dificuldades e superações, de estratégias de impacto, pelas quais passaram nas suas áreas de atuação. De acordo com Thiago Suruagy, gerente do Centro de Educação Empresarial (CEE) do Sebrae em Pernambuco, a ideia é mostrar aos(às) empresários(as) que o crescimento de seus negócios depende tanto dos seus comportamentos e mudança de modelos mentais quanto da aplicação correta de ferramentas e técnicas. “Estamos vivendo uma verdadeira transformação, na qual práticas de ontem não cabem mais hoje, portanto precisamos estar em constante processo de aprendizagem e mudança”, afirma.

Para formar empreendedores capazes de se adaptar com facilidade e que se mantenham em contato com as mudanças do mercado no contexto da hiperconectividade, o Sebrae e o Impact Hub Recife se juntaram para realizar a Hub Escola Sebrae Edition. O festival vai realizar 25 cursos e 5 palestras em novembro e em dezembro deste ano sobre empreendedorismo com temas fora do comum e ligados a novas realidades sociais e de negócios. “A Hub Escola Sebrae Edition proporciona um ambiente de aprendizagem e troca de forma aberta, prática, flexível e dinâmica para o desenvolvimento empreendedor, onde saberes sejam construídos e reconstruídos com temas que possibilitem conexão com o futuro dos negócios”, afirma Ana Cláudia Dias, diretora técnica do Sebrae em Pernambuco.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL