safra Aprovado o aumento do valor pago pela cana aos agricultores do estado O acréscimo, de 2,95%, foi acertado em assembleia pelos canavieiros na última segunda-feira (3) na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP)

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/07/2017 12:13 Atualizado em: 04/07/2017 12:20

Usinas devem pagar mais pela cana do agricultor nesta safra em PE. Crédito: AFCP/Divulgação
Usinas devem pagar mais pela cana do agricultor nesta safra em PE. Crédito: AFCP/Divulgação

As usinas pernambucanas devem pagar mais caro pelo valor da cana a agricultores do estado nesta safra. O aumento no valor final pago pela matéria prima é de 2,95% em comparação com a Taxa de Açúcar Recuperável (ATR) mensal foi aprovado pelos canavieiros em assembleia na última segunda-feira (3), na Associação dos Fornecedoreres de Cana de Pernambuco (AFCP). A proposta, apresentada pelo Sindicato do Açúcar e Álcool de PE (Síndiaçúcar), foi aprovada por unânimidade, e deve ser chancelada pelo Conselho de Produtores de Cana, Açúcar e Etanol do Estado (Consecana), órgão que reúne as entidades dos produtrores de cana e unidades industriais.

Durante a assembléia, foi estabelecido o novo valor da tonelada da cana padrão, que passará de R$ 88,88 para R$ 91,50. O acréscimo passa a vigorar com base no último mês de maio e com referência do ATR. Segundo Alexandre Lima, presidente da Consecana e AFCP, esse incremento está relacionado à inclusão do crédito presumido sobre o etanol hidratado, que é concedido pelo estado as usinas mas que elas não repassavam aos canavieiros. Para ele, a partir de agora haverá um preço mais justo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL