Congresso Recife sedia I Encontro Regional de Construção a Seco O evento acontece no Mar Hotel, no Recife, e reunirá os principais nomes do sistema Light Steel Framing construtivo do país para discutir a consolidação dessa tecnologia.

Publicado em: 05/05/2017 09:00 Atualizado em:

Pousada em Fernando de Noronha foi construída com o sistema Light Steel Framing, que promete ganhos de tempo e custos na construção. Foto: Bonanza Steel Frame/Divulgação
Pousada em Fernando de Noronha foi construída com o sistema Light Steel Framing, que promete ganhos de tempo e custos na construção. Foto: Bonanza Steel Frame/Divulgação


Imagine construir uma casa com apenas 3% da mão de obra e num prazo 90% menor se comparado com o modelo de construção convencional. Isso é possível quando se trata de um novo modelo de construção a seco, o chamado Light Steel Framing. Para apresentar o funcionamento desse novo caminho do mercado da construção civil, acontece nos dias 10 e 11 de maio, no Mar Hotel, no Recife, o I Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF).

De acordo com a idealizadora do evento, Luana Carregari, profissionais atuantes e que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do sistema no país estarão reunidos com arquitetos, engenheiros, tecnólogos, entidades de classe, construtoras, universidades, indústria e fornecedores para apresentar a tecnologia, as inovações, os desafios e tendências do mercado da construção civil. “Serão palestras e exposições para levar mais conhecimento do modelo de construção a quem faz o setor ser realidade”, pontuou.

No primeiro dia do evento, ocorrerão palestras com apresentação de cases. Os temas apresentados serão: Tecnologia e industrialização- LSF; O aço galvanizado e a vida útil das estruturas; O sistema LSF – conceito, projetos, e boas práticas no mercado brasileiro; O conceito estrutural e soluções tecnológicas; Normas de desempenho para o sistema Light Steel Framing; Habitação de interesse social e novos sistemas construtivos; Painel Nordeste - O mercado do LSF: empreendimentos, desafios e perspectivas; Sustentabilidade na construção civil.

Já no segundo dia do evento haverá atividade prática, quando os participantes (que se inscreverem) terão a oportunidade de realizar visita técnica e colaborar com a montagem de uma edificação em Light Steel Framing. Além disso, em paralelo ao encontro, será realizada uma exposição de fornecedores da construção industrializada, que levarão ao público seus principais produtos. Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte estão entre os estados mais procurados pelos investidores, o que torna a região a segunda no ranking com maior peso na construção civil brasileira. Isso equivale a aproximadamente 15% do valor total de incorporações, obras e serviços.

Legado

O evento vai deixar de legado para Pernambuco uma creche que terá 250 metros quadrados, localizada num terreno ao lado no Memorial Miguel Arraes, em Jaboatão dos Guararapes. A montagem de toda estrutura da creche será feita durante o próprio evento, quando os participantes inscritos irão acompanhar e até participar da obra. A finalização da creche será feita em dez dias, uma vez que o mais demorado são os acabamentos. A creche foi doada por todos os patrocinadores do evento.

O produto

O LSF tem se mostrado como uma das melhores soluções para a construção civil atual. Ao contrário do que se imagina, o sistema industrializado em Light Steel Frame pode ser uma excelente alternativa também em momentos de crise econômica, como a que estamos enfrentando no Brasil. O produto oferece maior racionalização dos custos gerais do projeto, além de atender a quesitos como maior eficiência produtiva, redução significativa de desperdícios com materiais e mão de obra, precisão na execução, baixo impacto ambiental, rapidez na entrega da edificação, enfim, são muitos os benefícios oferecidos pelo sistema.

As pesquisas “Cenário dos Fabricantes de Perfis Galvanizados para Light Steel Frame & Drywall”, realizadas em 2015 (ano base 2014) e 2016 (ano base 2015), pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) em parceria com o Instituto de Metais não Ferrosos (ICZ) revela, inclusive, um crescimento do setor, mesmo diante de um cenário econômico adverso. Mostra, por exemplo, um aumento na produção de perfis de 22%. Em números, isso perfaz mais de 46 mil toneladas de perfis produzidos em dois anos.

LSF mundo afora

A construção a seco já é bastante difundida em países da Europa e também no Japão, Estados Unidos e Canadá. No Brasil, o segmento vem investindo cada ano mais neste produto. Nos últimos anos, o sistema construtivo foi muito explorado nos projetos de estádios esportivos, construídos para a Copa do Mundo de 2014, e na Vila Olímpica do Rio de Janeiro, o que levou a uma quebra de paradigma à construção civil brasileira.

Mas os avanços não param por aí, o LSF tem sido empregado também na ampliação e modernização de aeroportos, construção de pontes e viadutos, além de estar presente em projetos de edificações comerciais, industriais e hoteleiras de norte a sul do país. Na área residencial a tecnologia tem atendido a empreendimentos de alto padrão, porém, se mostra também como excelente alternativa para resolver parte do déficit habitacional brasileiro, por meio da construção de habitações de interesse social. Mais informações sobre o produto e o evento no site www.construcaoasecolsf.com.br



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL