Investimento Aché vai construir fábrica em Suape Grupo investirá R$ 500 milhões em unidade para produção de medicamentos e de um centro de distribuição na RMR

Por: Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/12/2016 12:43 Atualizado em: 03/12/2016 14:43

Após um ano de negociações, a Aché Laboratórios Farmacêuticos anunciou a construção de uma unidade no Complexo Industrial Portuário de Suape. O projeto tem um investimento de R$ 500 milhões e inclui a construção de uma fábrica de medicamentos, em uma área de 250 mil metros quadrados no complexo, além de um centro de distribuição, que será instalado na Região Metropolitana do Recife (RMR). Quando em plena operação, em 2021, o empreendimento deve gerar 500 empregos diretos e 2.500 indiretos.

No local, serão produzidos medicamentos do tipo sólido (comprimidos e cápsulas). Os produtos fabricados na unidade pernambucana atenderão a demanda das regiões Norte e Nordeste do país, que hoje respondem juntas por 20% da produção total do grupo. “A fábrica já tem um volume importante nestas regiões. O Nordeste é a região que mais cresce no país, produzir aqui faz a diferença. Teremos um ganho de logística de 13 a 14 dias”, afirmou o presidente do Aché, Paulo Nigro. No plano de expansão apresentado pelo grupo, a expectativa é de dobrar a receita líquida da empresa a cada cinco anos.

Devido à localização, a produção da planta pernambucana também serviria para atender ao mercado internacional. “O Aché está registrando produtos no exterior e, a partir daí, teremos que ter uma base produtiva que seja eficiente, de alta qualidade e certificada globalmente. Por isso, a planta já nascerá com todas as certificações aceitas pelos Estados Unidos, países da União Europeia e tambem da Ásia”, detalhou Nigro.

Segundo o executivo, a partir de agora até meados do próximo ano, devem ser finalizadas as etapas de projetos do empreendimento. A construção deve durar dois anos e, em seguida, será dado início à etapa de regulação do parque fabril. “O centro de distribuição (CD) deve ficar pronto primeiro. Estamos fechando o local onde ele funcionará. A ideia é que, enquanto durar a construção, o CD seja abastecido pelas demais unidades do grupo no país”, disse. No Brasil, a rede possui quatro complexos industriais: Guarulhos (SP), São Paulo (SP), Londrina (PR) e Anápolis (GO).

De acordo com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, durante as negociações, o estado apresentou, além da infraestrutura logística do complexo, um plano de qualificação profissional. “Deu certo com a Jeep, que hoje emprega mais de 80% de mão de obra local. Temos um plano para atender a esta demanda. Também negociamos o terreno que a empresa vai funcionar e enfatizamos os incentivos fiscais que terão direito por se instalar na região”, pontuou. Ao chegar em Pernambuco, a rede Aché será beneficiada pelo Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe), que concede até 95% de desconto no crédito presumido de ICMS.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL