Saldão de Fim de Ano RioMar Shopping promove liquidação com descontos de até 70% na próxima segunda (4) Cada estabelecimento, de acordo com a direção do RioMar, vai oferecer suas promoções e ofertas, assim como as formas de pagamento

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 31/12/2015 14:47 Atualizado em: 31/12/2015 18:38

RioMar Shopping resolveu iniciar 2016 promovendo uma queima de estoque para liquidar as ofertas após o período das festas de Natal e Réveillon. Foto: Paloma Amorim/Divulgação
RioMar Shopping resolveu iniciar 2016 promovendo uma queima de estoque para liquidar as ofertas após o período das festas de Natal e Réveillon. Foto: Paloma Amorim/Divulgação
O RioMar Shopping resolveu iniciar 2016 promovendo uma queima de estoque para liquidar as ofertas após o período das festas de Natal e Réveillon. A liquidação ocorrerá apenas na próxima segunda-feira, 4, primeiro dia útil de 2016. Embora a virada do ano já terá ocorrido, pelo segundo ano consecutivo, o Saldão de Fim de Ano no ramo varejista vai oferecer promoções com descontos de até 70%, dependendo do que a loja tenha a oferecer. Cada estabelecimento, de acordo com a direção do RioMar, trabalha individualmente as suas promoções e ofertas, assim como as formas de pagamento.

O Saldão se apresenta para tentar cumprir as expectativas do consumidor que são acompanhadas pelos lojistas. Por se tratar de uma liquidação tradicional que acontece anualmente, já se espera que nesta época as lojas realizem este tipo de ação. Para tentar começar 2016 com o pé direito, todas as lojas sinalizadas participantes da ação, entre âncoras e mega-lojas, vão oferecer ofertas, produtos e descontos na liquidação que vai acontecer das 9h às 22h.

A expectativa é a de que, com um mix variado de lojas dos setores de vestuário, eletrônicos, perfumaria, brinquedos, eletrodomésticos e decoração, além de serviços, o Saldão de Ano Novo pretende iniciar 2016 deixando para trás um 2015 cujo resultado foi um aglomerado de sucessivas quedas nas vendas no comércio varejista.

Segundo a Serasa Experian, na semana que antecedeu o Natal, entre os dias 18 e 24, as vendas do varejo caíram 6,4% em todo o país em relação à mesma semana de 2014, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Natal 2015. No caso específico dos shopping centers, a redução nas vendas também foi uma constante.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) apontaram que o Natal de 2015 foi o pior em volume de vendas em dez anos para os shoppings brasileiros. As vendas caíram 2,8% em termos reais, já descontada a inflação, fechando o período como o pior já registrado pela série histórica, que teve início em 2005.

Os dados da Alshop foram apurados pela associação em uma pesquisa com 150 empresas de varejo que reúnem 7,5 mil lojas, levando em conta as vendas de 1º de dezembro ao dia 24, véspera de Natal. Na avaliação da Serasa Experian, este foi foi o pior desempenho do varejo para as vendas de Natal desde a criação do indicador, em 2003, considerando a comparação com o ano anterior.

No final de semana da data, entre 18 e 20 de dezembro, a queda foi de 1,7% na comparação com o final de semana equivalente do ano anterior (19 a 21 de dezembro). Para os economistas da Serasa, inflação e desemprego em alta, além de crediário caro, quedas da renda real e dos níveis de confiança dos consumidores desestimularam o movimento dos consumidores nas lojas do comércio durante o Natal deste ano.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL