Negócios Academias em forma contra a crise Mercado vem "bombando" no Grande Recife, de carona na busca por saúde, além do bem-estar

Por: André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/11/2015 12:03 Atualizado em: 30/11/2015 13:18

Projetos de novas academias reúnem orçamentos pesados para recrutar novos e velhos alunos que buscam melhor qualidade de vida. Foto: Supère/Divulgação
Projetos de novas academias reúnem orçamentos pesados para recrutar novos e velhos alunos que buscam melhor qualidade de vida. Foto: Supère/Divulgação
Dois mil e quinze é ano de investir. Não parece verdade pelo cenário nacional de contas desequilibradas e juros para financiamento em alta. Mas é. A busca por saúde e bem-estar vem demandando cada vez mais espaços para trabalhar o corpo e a Região Metropolitana do Recife vem ajudando no movimento da oferta.

Os investimentos vêm fortes. Projetos reúnem orçamentos pesados para recrutar novos e velhos alunos que buscam melhor qualidade de vida. A escolha do local das novas academias é estratégica, buscando pontos em que há baixa concorrência para descentralizar o faturamento e atravessar os entraves da crise.

O gestor comercial da Supère Academia, Wilson Miranda, explica o plano de expansão. Inaugurou há um mês uma unidade de R$ 450 mil em Jaboatão dos Guararapes. “Queríamos investir para crescer neste ano e decidimos investir em Candeias porque reúne as necessidades do próprio bairro, além de Piedade e área do Paiva. Consigo cobrar o mesmo valor que a primeira unidade (Boa Viagem), com um custo três vezes menor porque as despesas são menores em Jaboatão”, explicou.

Na nova unidade, de 920 metros quadrados, a mensalidade em plano anual é de R$ 90 em média. “Deu muito certo e está nos fazendo atravessar a crise. Inauguramos e em um mês já tínhamos 500 alunos, 18 funcionários trabalhando na academia de três pavimentos com equipamentos profissionais, de tecnologia só encontradas em grandes clubes internacionais”, acrescenta. Segundo ele, a próxima unidade já está sendo estudada a partir da construção civil. “Alguns locais receberam empreendimentos de construtoras grife e vão demandar academias de qualidade. É nesse movimento que vamos investir novamente”, complementa.

Movimento
E foi nesse movimento de análise de demanda que Gustavo Melo, proprietário da rede Top Fit, inaugurou também em setembro a unidade Top Caxangá, a sexta da marca. O investimento foi agressivo: R$ 1,3 milhão para uma unidade de 900 metros quadrados, estratégica para o faturamento do grupo.

“Estudamos a localidade e era uma área que demandava uma boa academia. Havia de fato uma carência e é onde a gente busca atingir um público de renda menor e não tão exigente como a de Boa Viagem, que é mais cara”, explica, acrescentando que a adesão está melhor do que esperava. A Top Caxangá tem mensalidades de R$ 140 (plano anual) e fica em frente ao Caxangá Golf Club.

“Para o negócio em si, está muito bem. O problema é que os custos estão subindo muito e não se pode repassar tudo para o aluno. Energia, por exemplo, subiu 40%. A nova academia tem capacidade para 1.500 alunos e, em um mês de atividade, já temos 400 alunos. Hoje em dia, saúde se tornou primeiro plano, além das relações que a academia proporciona”, justifica.

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