Diario de Pernambuco
Busca
Turismo e negócios Agências de viagens estão em busca do turista Empresas buscam adotar diversas medidas para garantir a venda de pacotes internacionais em tempo de dólar com cotação em alta

Por: Rochelli Dantas - Diario de Pernambuco

Publicado em: 09/10/2015 08:37 Atualizado em: 09/10/2015 09:46

Companhias de cruzeiros têm adotou a estratégia de congelar a moeda norte-americana. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Companhias de cruzeiros têm adotou a estratégia de congelar a moeda norte-americana. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Com o aumento do poder de compra registrado nos últimos anos, o brasileiro adicionou as viagens à cesta de consumo. Os destinos internacionais entraram na rota e ganharam novos adeptos. Porém, com o dólar em alta muitos planos foram adiados.

Depois de chegar à marca histórica de R$ 4, ontem, a moeda norte-americana fechou em queda e ficou em R$ 3,79, valor ainda considerado alto para os que planejam passar uns dias fora do país. Mas nem tudo está perdido. Para não perder vendas, as agências de viagens estão adotando diversas medidas. As ações vão desde parcerias com companhias aéreas até o redesenho dos pacotes.

Na agência de turismo Sevagtur, os tradicionais pacotes de viagens para a Disney foram reduzidos em três dias. Além disso, houve uma negociação com as companhias aéreas para descontos nas tarifas. Tudo para que o valor do pacote ficasse em um patamar similar ao cobrado no ano passado. Parcerias também foram fechadas com as operadoras marítimas para que os valores dos cruzeiros tivessem o dólar congelado, mantendo os preços de 2014.

“O brasileiro está assustado com o cenário político e econômico e está segurando investimentos e compras. Por isso estamos adotando medidas para tornar os destinos mais atrativos. Neste ano tivemos uma queda de 40% na venda de pacotes individuais. Já os pacotes pra Disney e para cruzeiros no carnaval caíram cerca de 20%”, afirma Silvana Aguiar, diretora da Sevagtur.

A companhia de cruzeiros Royal Caribbean é uma das empresas que adotou a estratégia de congelar a moeda norte-americana. “Nos últimos anos, os consumidores passaram a comprar com antecedência, aproveitando os melhores preços e ofertas”, ressaltou o vice-presidente da Royal Caribbean para América Latina e Caribe, Ricardo Amaral. Para todos os cruzeiros, a empresa está oferecendo terceiro e quarto hóspedes grátis, crédito para gastar a bordo e parcelamento em até 12 vezes. Para os cruzeiros a bordo do Rhapsody of the Seas, o dólar foi congelado de R$ 2,69. Já nos navios internacionais os descontos são de até 30%.

Outra estratégia utilizada é a adaptação do roteiro ao orçamento e com opções de hospedagem com sistema “tudo incluso”, que elimina gastos extras. Está sendo assim na CVC. Por nota, a operadora informou que essa mudança no comportamento de compra exigiu que a empresa adaptasse os roteiros internacionais, incluindo opções de pacotes menores e mais em conta, com promoções de câmbio reduzido.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL