Diario de Pernambuco
Busca
PIB Setor de serviços recua 1,4% no segundo trimestre e registra maior queda em 19 anos Essa foi a segunda queda seguida. No primeiro trimestre, o recuo havia sido de 1,2%

Por: Rosana Hessel -

Publicado em: 29/08/2015 08:38 Atualizado em:

Rio de Janeiro – O setor de serviços recuou 1,4% no segundo trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período em 2014. Trata-se da maior queda registrada desde 1996, início da série histórica do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nessa sexta-feira.

O segmento tem um importante peso no PIB. Foi responsável por R$ 879,2 bilhões da movimentação de riquezas do país no segundo trimestre. Esse montante equivale a 61,5% dos R$ 1,428 trilhão computado no período, que foi 2,6% menor que o registrado no mesmo intervalo de 2014. Essa foi a segunda queda seguida em serviços. No primeiro trimestre, o recuo havia sido de 1,2%.

"Os serviços pesam 70% na economia. Apesar de caírem menos que o PIB, porque a indústria está tendo uma queda mais relevante e há mais tempo, eles tem um peso bastante relevante, com contribuição importante (para o resultado do segundo trimestre)", afirmou a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. "Obviamente, quando os serviços têm resultado negativo isso afeta diretamente (no PIB)", completou. Ela reconheceu que a retração da economia está cada vez mais generalizada.

O comércio está bastante enfraquecido e acabou puxando essa retração em serviços. Despencou 7,2% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2014. Foi a maior retração desde o primeiro trimestre de 2009. Assim como o comércio, o PIB está caindo há cinco trimestres seguidos na comparação anual.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL