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Greve Voo da TAP, que sai do Recife nesta terça, fará escala em Salvador

Publicado em: 05/05/2015 16:46 Atualizado em: 05/05/2015 17:58

Passageiros da TAP, com voo marcado para as 23h10 desta terça-feira (05), devem ficar atentos com as alterações da companhia aérea devido à greve dos pilotos. Segundo a empresa, ao invés de seguir direto para Lisboa, em Portugal, o avião que sai do Recife fará escala em Salvador. Nesse caso, o avião decola no horário previsto, 23h10, "chegará em Salvador às 0h25, sai de Salvador às 1h50 e chegará em Lisboa às 13h55", de acordo com nota da empresa.

"Não há cancelamento nem em Salvador nem em Pernambuco. O voo se tornou circular", informou a TAP através da assessoria. Ainda de acordo com a companhia, o passageiro que tiver conexão em Lisboa, e perder, será realocado no primeiro voo para o próximo destino após a chegada em Portugal.

"Caso todos os voos da TAP estejam lotado, a companhia o colocará em outra companhia aérea. Em último caso, suponha-se que não tenha nenhum voo, a TAP hospedará o passageiro em um hotel e no dia seguinte no primeiro voo possível o passageiro já embarca", informou a nota.

O gerente jurídico do Procon em Pernambuco, Roberto Campos, diz que o cliente não será prejudicado com a greve dos pilotos da TAP. "Se por ventura o cliente perder a conexão, esse prejuízo terá que ser ressarcido pela companhia. Caso a empresa não o realoque num outro voo, ele deve comprar o bilhete de seu destino e depois pelitear o reembolso junto à TAP. Se a companhia se negar, o cliente deve acionar os órgãos de defesa do consumidor", alerta Campos.

GREVE
- A paralisação dos pilotos da TAP teve início na última sexta-feira (01) e seguirá até o próximo dia 10. Na quinta (30), a companhia chegou a informar que apenas os voos partindo de São Paulo e Rio de Janeiro estariam garantidos, mas até agora não houve cancelamento de voos com partida do Recife.

Até o dia 10, contudo, a recomendação é de que o passageiro confirme o seu voo seis horas antes do horário previsto para a partida. Em nota, a TAP afirmou que, desde que tomou conhecimento do anúncio da greve, tem alertado os clientes para estas dificuldades “convidando-os a, se possível, alterar as suas viagens para outras datas, sem custos adicionais, ou a solicitarem a emissão de voucher do valor pago, utilizável no prazo de um ano em voos TAP”.

A companhia informou também que os passageiros ainda podem fazer os pedidos durante os próximos dias. Alertou ainda para as possíveis dificuldades de atendimento, tanto nos aeroportos quanto no contact center. “Mas o pessoal que estará de serviço fará o melhor que lhe for possível para resolver os problemas que sejam colocados.”

O Procon-PE reforçou que, nos casos de cancelamento de voo, o consumidor tem direito à declaração por escrito da empresa aérea. “Caso perca o pacote turístico, reserva, diária de hotel, ingresso de evento, etc, decorrente do atraso ou cancelamento do voo, a empresa aérea é responsável pela indenização dos danos morais ou materiais causados”, lembrou o órgão de defesa do consumidor, em nota. Ainda segundo o Procon-PE, nos casos de atraso superior a quatro horas ou cancelamento, a empresa aérea deverá oferecer opções de reacomodação em outro hotel/empresa aérea ou reembolso que devem ser previamente autorizados pelo consumidor.



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