Aviação Gol recebe autorização da Anac para operar três voos semanais para Cuba

Publicado em: 14/04/2015 17:15 Atualizado em: 14/04/2015 19:57

Agência autorizou três voos semanais entre o Brasil e Havana. Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press
Agência autorizou três voos semanais entre o Brasil e Havana. Foto: Edesio Ferreira/EM/D.A Press
Os brasileiros terão em breve uma nova opção para chegar até Cuba. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou o pedido da Gol e alocou três frequências semanais para a companhia a prestar serviços aéreos entre o Brasil e o país dos irmãos Castro. A portaria com a decisão da agência foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (14).

Atualmente, a principal opção de voo entre o Brasil e Havana é a Copa Airlines, que faz escalas no Panamá. Em fevereiro, a companhia Cubana de Aviación cancelou os voos semanais que tinha entre São Paulo e a capital cubana. A expectativa é que os voos da Gol sejam operados a partir do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Mas o voo entre Brasil e Cuba não será direto. É que a Gol voa com jatos Boeing 737, que não tem um grande alcance. Por isso é provável que o voo tenha uma escala em Punta Cana. Na região do Caribe, a Gol já voa para República Dominicana e Aruba. Com a aprovação pela Anac, a Gol agora terá de solicitar à agência os dias e horários em que deseja voar, além dos aeroportos de origem e destino.

O "ok" dado pela da Anac à Gol foi anunciado dias depois da Cúpula das Américas. Pela primeira vez, o encontro dos países americanos teve a participação de Cuba. A reunião aconteceu nos dias 10 e 11, no Panamá. Em dezembro, Cuba e Estados Unidos anunciaram a retomada das relações diplomáticas após mais de 50 anos de cisão. A expectativa agora é pelo fim do embargo econômico à ilha.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL