Energia Celpe divulga dicas para condomínios economizarem às vésperas do reajuste Substituir as lâmpadas e fazer rodízio de elevadores ajuda

Publicado em: 28/04/2015 15:42 Atualizado em:

Às vésperas do aumento na conta de luz, a Companhia Energética de Pernambuco divulgou dicas para que o consumidor consiga reduzir o desperdício. A sugestão para condomínios é a troca de lâmpadas, instalação de sensores de presença, rodízio do uso de elevadores e o controle do consumo de água.

Para obter um resultado significativo, é necessário, primeiro, que o condomínio realize um investimento inicial em equipamentos mais eficientes e soluções modernas, que trarão impactos positivos no curto prazo. Iluminação é um dos itens principais. Independentemente do porte e das características do condomínio, haverá sempre a necessidade de iluminação em ambientes como garagens, corredores, hall social, jardins, entre outros. Optar pelas lâmpadas fluorescentes, ao invés das incandescentes representa uma economia de 75% na conta de luz ao final do mês. Se a escolha for por lâmpadas de LED, a redução é ainda maior, chegando a 80%. Caso o condomínio já utilize as fluorescentes, e decida investir lâmpadas de LED, a economia será de aproximadamente 30%.

Instalar sensores de presença em áreas pouco movimentadas, a exemplo do hall dos apartamentos, é mais uma alternativa que faz diferença, já que os dispositivos apenas acendem quando detectam movimento no ambiente e funcionam de forma automática.

Outro item também relevante, que contribui para reduzir as despesas do condomínio, é o uso correto dos elevadores. Como primeira recomendação, é preciso evitar o acionamento desnecessário dos elevadores sociais e de serviço, ao mesmo tempo. Para controlar os chamados, deve-se instalar um sistema mais eficiente, que fará a gestão dos equipamentos, permitindo que desça apenas um por vez. A iniciativa otimiza o tráfego e o consumo de energia. Caso o prédio possua mais de dois elevadores, desligar um deles, diariamente, de maneira alternada, no horário de menor movimento, representa mais uma alternativa que contribui para diminuir custos.

O desperdício de água, em um condomínio, também está diretamente ligado ao consumo de energia elétrica. Com o esvaziamento dos reservatórios superiores, torna-se necessário o acionamento frequente da bomba para puxar água da cisterna. Para racionalizar, é preciso evitar que o sistema seja acionado muitas vezes por dia e, principalmente, em horários de ponta. Outra dica importante é verificar a existência de vazamentos em equipamentos como torneiras, chuveiros, entre outros, e comunicar ao condomínio, caso confirmado.

A Celpe sugere ainda utilizar cores claras na pintura de tetos e paredes, pois além de refletir melhor a luz natural, reduz o uso da iluminação artificial. Evitar acender lâmpadas durante o dia é mais uma orientação sugerida pela empresa. A concessionária recomenda que janelas sejam abertas, favorecendo o aproveitamento da luz do dia. Lâmpadas que não estiver sendo utilizadas devem ser apagadas, exceto aquelas que contribuem para a segurança de todos.

Consumo de lâmpadas

- INCANDESCENTE: Vida Útil: 1 mil horas – Potência: 60 Watts
- FLUORESCENTE: Vida Útil: de 6 a 8 mil horas – Potência: 15 Watts
- LED: Vida Útil: de 15 a 25 mil horas – Potência: 10 Watts

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL