Aviação Voo direto entre o Recife e Buenos Aires deve aumentar em 30% o número de turistas argentinos no estado

Por: André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/01/2015 07:45 Atualizado em: 27/01/2015 14:39

Representantes do trade turístico do estado estão em Buenos Aires para vender o destino. Expectativa é de que Pernambuco receba 90 mil argentinos por ano. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Representantes do trade turístico do estado estão em Buenos Aires para vender o destino. Expectativa é de que Pernambuco receba 90 mil argentinos por ano. Foto: Nando Chiappetta/DP/D.A Press

Buenos Aires
– Pernambuco deve receber a partir de 2015 mais de 90 mil turistas argentinos por ano. A estimativa é do governo do estado e representa um ganho de 30% quando comparado à média de 70 mil registrada em anos anteriores. O crescimento será reflexo do voo semanal direto entre o Recife e Buenos Aires, que começou a operar no último fim de semana. Aos sábados, o avião parte em direção à capital portenha. Aos domingos, o voo liga Buenos Aires ao Recife. Nos dois casos, a viagem, realizada pela TAM, tem duração de cinco horas.
 
A média de preço do trecho ida e volta, que permite a estada de uma semana em Buenos Aires, é de cerca de R$ 950, sem taxas aeroportuárias. O fim de semana teve estreia com aeronaves lotadas, com 174 passageiros desembarcando no Recife no domingo. O voo inaugural da rota partiu sábado com 90 passageiros saindo do Recife, percentual limite em estreias, para a garantia de conforto máximo e possíveis atrasos por conta de cerimônias de brinde e corte de fita.

“Estamos felizes com o resultado do primeiro fim de semana. O objetivo de conquistar a rota foi alcançado. A partir de agora, temos que mobilizar o trade para que mais pernambucanos venham a Buenos Aires. Mas que os argentinos também representem um volume expressivo para movimentar a nossa”, pontuou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. Além de Carreras, a comitiva do estado contou com o secretário de Turismo do Recife, Camilo Simões, e o presidente da Empetur, Luis Eduardo Antunes.

Vários representantes do trade turístico também viajaram à capital argentina, com o objetivo de vender Pernambuco como destino turístico e fazer o voo direto se tornar sustentável nos dois sentidos. A ideia é mostrar o estado como um destino viável, apresentar os conceitos de cultura, lazer, gastronomia e negócios. Até um possível evento esportivo está sendo articulado para acontecer em Pernambuco, com participação de dois times de cada local.

As negociações com as esquipes argentinas estão na fase de análise de proposta (times argentinos cobram cachê para participar de eventos esportivos) e que formarão um quadrangular com os dois melhores times pernambucanos no campeonato regional. De acordo com Bruno Herbert, presidente do Recife Convention e que também integra a comitiva, é importante fortalecer a relação porque é a movimentação de passageiros que torna o voo sustentável.

“As companhias costumam monitorar o fluxo por um ano para que todas as temporadas sejam avaliadas. E quando a ocupação média chega a 70% dos voos, o trecho é vantajoso para o setor e para a empresa”, destaca Herbert. Segundo o presidente da Empetur, Luis Eduardo Antunes, a ideia é avançar nessa movimentação. “Queremos que o setor movimente esse fluxo de passageiros, para que gere a demanda de mais um voo durante a semana”, revela.

*O repórter viajou a convite do governo de Pernambuco

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL