Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
COLUNAS

Os bons programas políticos da TV estão voltando

Publicado em: 06/05/2019 07:50 | Atualizado em: 06/05/2019 07:52


Em 1978, no auge da crise da antiga Record, o dono Paulinho Machado de Carvalho sem ter o que colocar no ar, chamou o jornalista Ferreira Netto para fazer um fim de noite. Patrocínio da Fábrica de Móveis Brasil, arrumado pelo Raul Gil, que também estava lá na ocasião. Começava depois da Sessão Bangue-Bangue, após a morte do bandido, e terminava de madrugada.

A ideia, no começo, era um programa de entrevistas variadas, mas que aos poucos se concentrou mais no campo político, inclusive com debates. Entre os seus participantes, alguns que na ocasião voltavam do exílio, como Mario Covas, Fernando Henrique, Miguel Arraes, Brizola e Luiz Carlos Prestes, além dos que já estavam aqui ou começavam a aparecer. Foi ali, naquela época, a primeira vez na TV do então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, Lula da Silva. Uma época difícil, inclusive com ameaças e promessas de bombas. Depois do Ferreira surgiram outros, produzidos por Fernando Barbosa Lima e Alexandre Machado, entre os principais.

Veio a abertura, o tempo passou, a política passou a ser mais discutida e a TV, no contrafluxo, diminuiu os espaços dedicados aos programas do gênero. Foram limitados ao quase nada.

TV Tudo

Por que isso?
Alguém, com razão, poderá perguntar: por que lembrar disso agora?

Simples: o GloboNews acaba de lançar nas quartas-feiras, faixa das 11 da noite, um bom programa de entrevistas políticas.

Vale a pena
O “Central GloboNews” tem apresentação, muito bem equilibrada por sinal do Heraldo Pereira, com a participação de todo time principal da emissora.

O primeiro entrevistado foi o ministro Paulo Guedes, depois o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e por último o atual ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. 

Mais que audiência
O programa político, o de entrevistas ou debates, se difere dos demais cujas performances são medidas pelas suas audiências.

No caso dele, a repercussão é o mais importante. Aquilo que fica para ser lembrado e discutido no dia seguinte.

A propósito
Ainda sobre bom jornalismo, um reconhecimento ao trabalho do Ariel Palácios da mesma GloboNews.

Com base em Buenos Aires, são sempre interessantes e importantes as suas intervenções, principalmente sobre este momento conturbado na Venezuela.

Está certo também
Mateus Solano é outro garantido na nova temporada da “Escolinha do Professor Raimundo”, que começa a ser gravada no dia 14.

E continuará fazendo o Zé Bonitinho.

Logo depois
Aliás, a vidinha na TV do Mateus Solano, para os próximos tempos parece bem organizada.

Imediatamente após a “Escolinha”, ele deve iniciar seus trabalhos na série de época “O Anjo de Hamburgo”, parceria Globo e Sony. Gravações entre agosto e setembro.

Pensando na frente
O campeonato brasileiro começou agora, mas a Turner já tem entre suas prioridades a realização de uma grande festa de encerramento, para premiar os principais destaques da competição.

A ideia, desde já, é fugir do trivial. Promover algo muito fora da casinha.

Muito bem
Carolina Dieckmann sempre esteve longe de ser uma das personagens principais de “O Sétimo Guardião”.

A Afrodite foi só mais um papel na sua carreira, porém deve ser reconhecido e destacado o elevado nível do trabalho que vem apresentando, inclusive fazendo seus olhos participarem da interpretação. Nesses últimos capítulos, inclusive, ela deu um baile em alguns que contracenaram com ela.

Deve ser assim
Sempre com a máxima, se nada mudar..., Stela, personagem da Vanessa Giácomo, fechará “O Sétimo Guardião” sozinha.  Após a morte do marido, Aranha(Paulo Rocha), ela decide criar o filho com a ajuda do “doador/pai”, Adamastor(Theodoro Cochrane), numa relação de afeto e amizade.   
 
Vou ali
No “Hoje em Dia” da Record, Ana Hickmann entrará em férias na próxima quarta-feira (8) e retornará, ao vivo, só no dia 16.

Durante o período, o programa será conduzido por César Filho, Renata Alves e Ticiane Pinheiro. E sexta, haverá a participação de Valeska Popozuda e Andrea Sorvetão.

Data marcada
O Prime Box Brazil marcou para o dia 13 de julho, às 22h, a estreia da série “Chuteira Preta”, cuja proposta é falar sobre o submundo do futebol. Protagonizada por Márcio Kieling e Nuno Leal Maia, abordará o que tem levado a recorrentes declínios de carreiras de jogadores e prejuízos financeiros à indústria brasileira e mundial do futebol.

Também no elenco Kadu Moliterno, Karin Roepke (foto), Zé Victor Castiel e Allan Souza Lima.

Foto: Gilberto Perin


Bate – Rebate
·       Globo já tem todo esquema armado para a cobertura da Copa América...

·       ... A competição, em diversas sedes, será disputada entre 14 de junho e 7 de julho...

·       ... E mais do que nunca estará unificado o trabalho de todo o departamento de esportes do Grupo Globo.

·       Na Band, ainda não há uma informação oficial sobre as estreias dos novos programas das manhãs...

·       ... E não há, segundo o pessoal de lá, porque ainda não foi fechado o pacote comercial de nenhum dos dois...

·       ... E também porque o dono Johnny Saad não teria aprovado nenhum dos pilotos que apresentaram para ele.

·       A Fremantle, que até aqui se especializou mais em formatos de entretenimento, já está inteiramente preparada para dar início à produção de séries nacionais.

·       A partir de hoje, o “Cinejornal” do Canal Brasil vai ao ar em novo horário e terá um novo formato...

·       ... Anteriormente exibido aos sábados, o jornalístico passa a apresentar às segundas, quartas e sextas, às 14h, o que há de mais importante na produção cinematográfica do país.

C´est fini
A série “O dono do lar”, com Maurício Manfrini, entrou na reta final de gravações. Total de 20 episódios, divididos em duas temporadas.

A abertura do programa foi gravada na semana passada e a estreia no Multishow deverá acontecer no próximo semestre.       

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Trinta anos de amor de um brasileiro pelo kung fu chinês
Balanço de 2023: João Campos comenta sobre a gestão, investimentos e a corrida eleitoral de 2024
Grupo Diario de Pernambuco