Diario de Pernambuco
Busca

ASTRONOMIA

Descoberto um novo planeta 'perto' da Terra

Localizado a 40 anos-luz de distância da Terra, o Gliese tem um tamanho comparável ao do planeta Vênus e uma temperatura à superfície estimada em 42ºC

Publicado em: 23/05/2024 17:04

Gliese 12b é muito similar a Terra, sendo um pouco menor e mais quente (Foto: Divulgação)
Gliese 12b é muito similar a Terra, sendo um pouco menor e mais quente (Foto: Divulgação)
Os cientistas anunciaram que descobriram um novo planeta a 40 anos-luz de distância da Terra, considerada relativamente ‘próximo’. O planeta também é muito similar a Terra, sendo um pouco menor e mais quente. 
 
O planeta, chamado Gliese, teria a possibilidade ainda de poder suportar vida humana, de acordo com os astrônomos. Os astrônomos que revelaram a descoberta utilizaram dados dos satélites da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, para confirmar a existência do planeta e as características como o seu tamanho, temperatura e distância à Terra.
 
Segundo o jornal The Independent, o Gliese 12b tem um tamanho comparável ao do planeta Vênus, tendo uma temperatura à superfície estimada em 42ºC, que é mais baixa do que a maioria dos cerca de cinco mil exoplanetas, que são aqueles fora do sistema solar já descobertos.

Os astrônomos sugeriram que este é um dos poucos planetas conhecidos onde os humanos poderiam, teoricamente, sobreviver, no entanto ainda não se têm a certeza de como é a sua atmosfera, se é que a tem. “Obter uma resposta sobre o aspecto da atmosfera é vital porque revelaria se o planeta consegue manter temperaturas adequadas para a existência de água líquida, e provavelmente de vida, na sua superfície”, diz o comunicado dos cientistas.
Tags: planeta | astronomia |
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL