ASTRONOMIA

Chuva de meteoro acontece em dezembro; saiba melhor forma de observar

Considerada uma das chuvas de meteoros mais espetaculares, a Geminids conta com possibilidade de avistamento de cerca de 120 meteoros por hora no pico

Publicado em: 12/12/2023 17:14 | Atualizado em: 12/12/2023 18:00

Última grande chuva de meteoros visível de 2023 acontecerá nesta semana (Foto: Jeff Dai/Nasa)
Última grande chuva de meteoros visível de 2023 acontecerá nesta semana (Foto: Jeff Dai/Nasa)
A última grande chuva de meteoros visível de 2023 acontecerá nesta semana. Considerada uma das chuvas de meteoros mais espetaculares do ano, a Geminids, ou Geminídeas, conta com possibilidade de avistamento de cerca de 120 meteoros por hora no pico, dependendo da localização do observador.

"A máxima atividade é prevista para as noites de 13 e 14 de dezembro, e as condições de visualização são favoráveis, pois a lua estará apenas 1% cheia. Dessa forma, a luz da lua não irá interferir na observação do fenômeno. E o fenômeno poderá ser visto tanto no hemisfério norte quanto no hemisfério sul", contou o astrônomo do Observatório Nacional (ON/MCTI), Dr. Marçal Evangelista. 

Com um nome que faz menção à constelação de Gêmeos, de onde os meteoros parecem emergir, a Geminídeas não está associada a atividade de um cometa. Seu corpo progenitor, ao invés disso, é compreendido como um asteroide, o (3200) Phaethon, conhecido por ser  um objeto que tem órbita próxima a da Terra e leva cerca de 1,4 ano para orbitar o Sol.

Aqueles que desejam observar a chuva de meteoros devem estar um local com baixa poluição luminosa, preferencialmente escuro e, se possível, afastado das grandes cidades. Também é preciso que as luzes em volta estejam apagadas e que o tempo esteja bom. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL