Diario de Pernambuco
Busca

OLHOS

80% dos usuários usam lentes de contato de forma inadequada

Publicado em: 19/08/2022 11:38

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Estudos apontam que a grande maioria dos usuários de lentes de contato (80%) têm hábitos inadequados de uso, como não descartar as lentes dentro do prazo, molhá-las com água de piscina ou mar ou mesmo dormir com elas. 
 
Segundo a oftalmologista Mirelle Souza Leão, do Hospital de Olhos Santa Luzia, unidade referência em oftalmologia da Rede Vision One, o primeiro passo é buscar sempre o acompanhamento de um especialista. “O cuidado começa já na indicação do tipo de lente, na adaptação e no acompanhamento”, afirma a oftalmologista.
 
“Em seguida há os cuidados com a higiene, a limpeza com a solução multiuso indicada para o tipo de lente, também higienizar o estojo e também nunca usar soro fisiológico ou água para enxaguar a lente. Manter as mãos limpas com água e sabão e as unhas curtas para manusear a lente”, orienta Mirelle Souza Leão.
 
As lentes de contato são lentes oftálmicas usadas sobre a córnea, com finalidade de correção visual, cosméticas e/ou terapêuticas. Elas corrigem erros refracionais, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. As lentes de contato são de extrema importância na melhora da acuidade visual de pacientes com ectasias corneanas, como o ceratocone, por exemplo. Podem auxiliar no tratamento de doenças como o estrabismo, olho seco, entre outras. As lentes de contato podem ser gelatinosas ou rígidas, existindo uma infinidade de desenhos, materiais e outros parâmetros específicos para cada lente.

Uma das dúvidas mais comuns sobre o tema é se todos podem usar lentes de contato. “A gente costuma dizer que todo mundo é um potencial usuário, desde crianças até idosos, apenas mudam as indicações para cada faixa etária”, diz a oftalmologista Mirelle Souza Leão.
 
A especialista do Hospital Santa Luzia aponta que as lentes de contato possuem funções que vão além da estética. “O paciente com a lente de contato vai ter melhora da visão em comparação ao uso dos óculos em doenças como o ceratocone, por exemplo”, explica a oftalmologista Mirelle Souza Leão.
 
“Outra função é a terapêutica, quando a lente funciona como um curativo, especialmente em pós-operatórios de cirurgia refrativa. Há também doenças como a ceratopatia bolhosa que é uma doença dolorosa e crônica, aí o paciente utiliza a lente de contato como algo para amenizar a dor”, finaliza a oftalmologista Mirelle Souza Leão.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL