Diario de Pernambuco
Busca

FENÔMENO

Entenda a chuva de meteoros que estará visivel na madrugada desta sexta

Publicado em: 05/05/2022 19:56

 (Chuva de meteoros Eta Aquáridas atinge ápice durante a madrugada desta sexta-feira (6). Foto: Reprodução/Instagram @meteorosmontecastelosc)
Chuva de meteoros Eta Aquáridas atinge ápice durante a madrugada desta sexta-feira (6). Foto: Reprodução/Instagram @meteorosmontecastelosc
No ápice da madrugada da próxima sexta-feira (6), o céu do Brasil receberá a primeira grande chuva de meteoros de 2022. A chamada "Eta Aquáridas" poderá ser vista a partir das 2h da manhã.

Para conseguir observar bem o evento é preciso estar em um local com céu limpo e bem escuro, para que as nuvens ou as luzes das cidades impeçam a visibilidade.

Além disso, é preciso observar em um local longe da lua, para que o brilho dela também não comprometa a visibilidade do evento.

O fenômeno observado está diretamente associado ao Cometa Halley, uma vez que quando faz um caminho mais próximo do sol, ele solta fragmentos. O observado da Terra são esses "restos" do cometa, que entram na atmosfera terrestre em alta velocidade.

O evento também poderá ser observado em outubro, caso não seja tão visível durante a madrugada. O evento em outubro, no entanto, tem nome diferente e é conhecido como Oriônidas.

Vale lembrar que o evento foi flagrado no começo da semana, quando ainda não tinha atingido o pico.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL