Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de DP+Ciência

ASTRONOMIA

Eclipse solar e Mercúrio poderão ser vistos neste final de semana

Publicado em: 26/04/2022 19:22

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
Neste final de semana, dois fenômenos poderão ser observados a olho nu no céu. Nos dias 29 e 30 de abril, Mercúrio estará com alta visibilidade e ainda ocorrerá um eclipse solar.

Nesta sexta-feira (29), a visibilidade de Mercúrio estará em seu pico e poderá ser visto a olho nu, um momento raro. Isso porque o planeta estará em seu alongamento oriental, ou seja, estará no momento mais distante do sol em sua órbita. Isso ocorre a cada 87 dias, e desta vez será especialmente visível durante o pôr do sol, na linha do horizonte.

Já no sábado (30), o mundo presenciará um eclipse solar parcial, que ocorrerá nas partes mais ao sul do hemisfério sul e no Oceano Pacífico. O fenômeno será melhor observado no Chile, mas será visível na Argentina e pode ser visto parcialmente em locais mais ao sul do Brasil.

Cientistas mostram que o ápice do eclipse solar parcial irá ocorrer por volta das 17h41, horário de Brasília. Quanto mais próximo da Argentina, mais provável a observação.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Grupo Diario de Pernambuco