Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de DP+Ciência

DESCOBERTA

Pesquisadores descobriram cerca de 60 milhões de ninhos de peixes-gelo na Antártida

Publicado em: 14/01/2022 19:21

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Perto da plataforma de gelo Filcher, no mar de Weddell, uma equipe de estudiosos encontrou a maior área de criação de peixes no mundo. Câmeras fotografaram e filmaram cerca de 60 milhões de ninhos de peixe-gelo no fundo do mar.

O peixe-gelo é uma espécie de peixe que vive nos mares gelados da Antártida, a cerca de mil metros de profundidade e é conhecido por ser o único animal vertebrado que tem o sangue transparente.

Essa descoberta dá suporte para a criação para o estabelecimento de uma Área Marinha Protegida no Atlântico do Oceano Antártico. Uma equipe liderada pelo Alfred Wegener Institute publicou os resultados na revista científica Current Biology.

A descoberta ocorreu em fevereiro de 2021, quando a equipe estava no navio de pesquisa alemão, Polarstern. Por meio das câmeras, os pesquisadores viram que cerca de 500 metros abaixo tinham vários ninhos de peixe. Quanto mais durava a missão, mais aumentava a empolgação que a cada momento encontrava mais animais.

O mapeamento da área é de uma extensão de 240 quilômetros, o que é aproximadamente o tamanho da ilha de Malta. “A ideia de que uma área de reprodução tão grande de peixes-gelo no Mar de Weddell não foi descoberta anteriormente é totalmente fascinante” diz Autun Pursen, um dos pesquisadores.

Com base nas imagens, a equipe conseguiu identificar os ninhos redondos, contendo entre 1.500 e 2.500 ovos e guardados em três quartos dos casos por um peixe-gelo adulto.

Os pesquisadores mapearam a distribuição e a densidade dos ninhos usando os sonares de varredura lateral de longo alcance que registraram as imagens. Foi constatado também que a área de reprodução corresponde ao influxo de águas mais quentes do Mar de Weddell.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco