Diario de Pernambuco
Busca

Brasil tem 3 milhões de crianças obesas; entenda como evitar a doença

Publicado em: 17/09/2021 17:26 | Atualizado em: 17/09/2021 17:41

 (Foto: Pixabay)
Foto: Pixabay

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) revelam que 13,2% das crianças entre 5 e 9 anos são afetadas pela obesidade infantil. Com isso, estima-se que 6,4 milhões de crianças tenham excesso de peso no Brasil e 3,1 milhões já evoluíram para obesidade. Os dados são de 2019, baseados no Índice de Massa Corporal (IMC) de crianças que são atendidas na Atenção Primária à Saúde (SAPS). O Instituto Opy de Sáude pontua a importância da educação alimentar para que Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT'S) como diabetes, acidente vascular cerebral, infarto, câncer, doenças respiratórias crônicas ou hipertensão arterial não afetem as pessoas ao longo da vida. Hoje, no Brasil, 74% de mortes ocorrem por Doenças Crônicas Não Transmissíveis e 17% delas são prematuras e poderiam ser evitadas.

Para enfatizar seu papel na prevenção à saúde, o Instituto Opy apoia ações de combate à obesidade infanto-juvenil através da promoção da saúde. A diretora-presidente do Instituto Opy, Flávia Antunes, alerta que os fatores comportamentais estão associados ao que é oferecido às crianças, influenciando negativamente no desenvolvimento alimentar. "20% dos nossos genes são influenciados por questões hereditárias, e todo o resto por fatores externos como alimentação, amamentação, medicamentos, quantidade de infecções, e prática de exercícios", explica Flávia. "Uma dieta rica em alimentos saudáveis faz com que a obesidade infantil e doenças associadas sejam evitadas", completa.

Com um mês de vida, o Instituto Opy de Saúde já mostra seu compromisso com o tema, apoiando o Projeto Experiências que alimentam do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN). O projeto tem objetivo de ampliar e difundir as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em ambiente escolar de Primeiríssima Infância (zero a quarenta e oito meses), localizados em São Miguel Paulista. As ações do projeto buscam a promoção da saúde e prevenção de desvios nutricionais, além de desenvolver formação de educadores e recursos pedagógicos nos equipamentos de educação infantil. Serão envolvidos os profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEI) e as famílias das crianças que frequentam esses Centros.

"O CREN tem um impacto grande na vida e saúde das crianças e famílias alcançadas. Esse trabalho de recuperação nutricional e educação é algo que deve ser replicado para mais regiões e até outros estados, e estamos orgulhosos de fazer parte dessa história", reforça a diretora-presidente, que lembra sobre a importância de manter uma alimentação saudável para assegurar uma boa saúde, especialmente nos primeiros 1000

dias de uma criança, período decisivo para o desenvolvimento a longo prazo. "O período dos primeiros 1000 dias de vida é conhecido como o 'intervalo de ouro', quando se formam e se programam as células do corpo, determinando a curto e a longo prazo a saúde e o bem-estar até a vida adulta", conclui.

Lançado no dia 5 de agosto de 2021, braço filantrópico da Opy Health, gestora de infraestrutura hospitalar, o Instituto Opy de Saúde atua com foco no impacto social e apoio ao sistema público de saúde, em ações relacionadas ao primeiros 1000 dias de vida e à prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL