Diario de Pernambuco
Busca

HOMENAGEADO

Conheça o epidemiologista criador de máscaras precursoras da N95

Publicado em: 11/03/2021 14:08

Em 1911, graças à ideia de Wu Lien-teh e outras medidas de contenção, a pandemia de peste pneumônica foi controlada. O médico epidemiologista chinês-malaio foi homenageado pelo 142º aniversário
 (Foto: Reprodução/Google )
Em 1911, graças à ideia de Wu Lien-teh e outras medidas de contenção, a pandemia de peste pneumônica foi controlada. O médico epidemiologista chinês-malaio foi homenageado pelo 142º aniversário (Foto: Reprodução/Google )
Há mais de 110 anos, um dos utensílios indispensáveis ao combate de doenças com transmissão por vias aéreas, como a Covid-19, era criado. O médico epidemiologista chinês-malaio Wu Lien-teh inventou uma cobertura cirúrgica para o rosto que é considerada a precursora da máscara N95.

O médico nasceu em uma família de imigrantes chineses em Penang, na Malásia, em 1879. Ele foi o primeiro aluno de ascendência chinesa a obter o doutorado na Universidade de Cambridge. Após estudos de doutorado, Wu aceitou o cargo de vice-diretor do Imperial Army Medical College da China, em 1908.

Em 1910, o epidemiologista foi nomeado pelo governo chinês a investigar uma doença, que logo acabou sendo identificada como peste pneumônica contagiosa, que se espalhou por transmissão respiratória. Para combatê-la, Wu projetou e produziu a máscara cirúrgica especial feita com algodão e gaze, além de acrescentar algumas camadas de pano para filtrar as inalações.

O médico aconselhou que todos usassem a máscara, além de trabalhar para que postos de quarentena e hospitais fossem criados. Viagens e técnicas de esterilização fortes foram aplicadas, contribuindo para o fim da pandemia em abril de 1911, quatro meses após receber a missão de controlar a propagação da doença.

Wu fundou a Associação Médica Chinesa, a maior e mais antiga organização médica não governamental do país, em 1915. Vinte anos depois, ele foi o primeiro malaio, e a primeira pessoa de ascendência chinesa, a ser indicado ao Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina pelo trabalho de controle da peste pneumônica. Os esforços de Wu ajudaram não apenas a saúde pública da China, como todo o mundo.

Nessa quarta-feira (10/3), foi comemorado o 142º aniversário do médico, que recebeu uma homenagem nos Doodle do Google.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL