Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Ciência e Saúde

CIÊNCIA

Seis brasileiras são selecionadas no '25 Mulheres na Ciência da América Latina'

Publicado em: 12/02/2021 22:20 | Atualizado em: 13/02/2021 09:53

 (Foto: ThisisEngineering RAEng on Unplash. )
Foto: ThisisEngineering RAEng on Unplash.
A 3M, empresa multinacional de tecnologia, reconheceu 25 pesquisadoras no programa '25 Mulheres na Ciência da América Latina'. Entre as classificadas, seis são brasileiras. O anúncio foi feito na última quinta-feira (11), durante as comemorações do Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência.

As 25 selecionadas irão integrar uma plataforma de visibilidade e networking, que inclui a inserção de projetos elaborados por elas em e-book comemorativo do programa, participação no podcast 'Inovação em Pauta', produzido pela 3M, convite para mentoria com especialistas da empresa e divulgação das trajetórias e projetos das pesquisadoras no Blog de Curiosidade, também da 3M.

Essa é a primeira edição do programa, que visa dar mais visibilidade a pesquisadores e promover a equidade de gênero dentro do campo científico.

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) publicado em 2018, apenas um em cada cinco países atingiu a paridade entre homens e mulheres no campo da pesquisa científica. Segundo a líder técnica de segurança pessoal américa latina da 3M, Claudia Kashiwaura, o objetivo da iniciativa é %u201Cincentivar o protagonismo feminino em áreas científicas que antes eram consideradas masculinas, de modo a contribuir com o futuro das próximas gerações de mulheres%u201D.

Foram efetuadas mais de mil inscrições para o programa entre 10 de dezembro e 22 de janeiro. Para participar, as candidatas deveriam ter desenvolvido, nos últimos dois a cinco anos, um projeto ou solução em qualquer área da ciência com aplicação prática em benefício da comunidade, sociedade ou meio ambiente. Na seleção, foram analisados o problema a ser resolvido, aplicação e resultados obtidos, bem como a originalidade da ideia e a trajetória das inscritas.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Bolsonaro diz não ter briga com a Petrobras
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 24/02
Atividades econômicas proibidas em 63 municípios do Agreste e Sertão
Brasil aprova uso definitivo da vacina da Pfizer, mas imunizante ainda não está disponível
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco