Diario de Pernambuco
Busca

FIOCRUZ PE

Projeto da Fiocruz PE é selecionado em edital do BRICS

Publicado em: 21/01/2021 20:58

 (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook
Projeto da Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco (Fiocruz PE) que tem como intuito descobrir novos virais da Covid-19 foi um dos selecionados na chamada pública do Governo Federal em parceria com os demais países componentes dos BRICS - bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O estudo “Reposicionamento de fármacos e validação de compostos líderes contra a principal protease e a RNA polimerase dependente de RNA do SARS-CoV-2”  busca identificar e desenvolver novos medicamentos que possam bloquear o SARS-CoV-2 e será realizado em parceria com instituições dos países que fazem parte do BRICS. 

“Acreditamos que o resultado desta proposta auxiliará médicos e pesquisadores a desenvolver uma abordagem terapêutica para Covid-19”, explica o coordenador Lindomar Pena, que integra a equipe do Departamento de Virologia e Terapia Experimental da Fiocruz PE.

As universidades parceiras da Fiocruz nesse projeto são: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Amity University Uttar Pradesh, Noida, (India); University of Delhi (India); South Ural State University (Rússia) e  University of KwaZulu-Natal (África do Sul).

Os projetos terão até 2 anos de duração em linhas de pesquisa voltadas a novas tecnologias de diagnóstico; vacinas e medicamentos; sequenciamento genético do vírus; Inteligência Artificial aplicada a medicamentos, vacinas, tratamentos; e estudos para avaliar a sobreposição do SARS-CoV-2 e outras morbidades, como, por exemplo, a tuberculose.

O edital contou com recursos de R$ 6,2 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e R$ 1 milhão do Ministério da Saúde para financiar pesquisas direcionadas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL