Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Ciência e Saúde

UNIVERSIDADE PÚBLICA

UFRJ testa eficácia da vacina BCG contra a Covid-19

Publicado em: 05/10/2020 18:27 | Atualizado em: 05/10/2020 18:34

 (Foto: Chaideer Mahyuddin/AFP)
Foto: Chaideer Mahyuddin/AFP

Por Ana Luísa Santos

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciaram nesta segunda-feira (5/10) os ensaios clínicos de eficácia da vacina BCG — que previne a tuberculose — contra a Covid-19. Serão aplicadas doses em mil profissionais da saúde, que vão ser acompanhados para a coleta de dados para a pesquisa.

Os hospitais que vão conduzir o trabalho são: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran, em São Paulo.

Em nota à Agência Brasil, Fernanda Mello, coordenadora da pesquisa e professora de tisiologia e pneumologia do Instituto de Doenças do Tórax da UFRJ, explicou que os estudos pretendem avaliar se a vacina ajuda na prevenção da infecção e na diminuição de ocorrências graves ocasionadas pelo Sars-Cov-2.

Hipótese do estudo

A investigação para verificar a eficácia da BCG partiu do indicativo de que países que mantêm o uso do imunizante tiveram menor incidência de Covid-19 na comparação com países que suspenderam o uso universal, como a Itália, Espanha e Estados Unidos.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que também está fazendo um estudo semelhante, pesquisadores australianos verificaram a eficácia da BCG contra outras doenças respiratórias virais.

A BCG faz parte do calendário nacional de vacinação brasileiro desde 1976 e é obrigatória para crianças de até 4 anos. Este ano, no Brasil, internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARG) estão baixas entre crianças e adolescentes, até 19 anos, e têm maior incidência na faixa superior a 40 anos, principalmente acima de 60 anos, mesma população que não foi vacinada com a BCG quando criança, de acordo com dados do Sistema Infogripe.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Polícia Federal vai usar drones para fiscalizar irregularidades nas eleições
Rhaldney Santos entrevista Dr. João Gabriel Ribeiro, neurocirurgião
Rhaldney Santos entrevista Armando Sérgio (Avante)
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão #179 - Coração dos vertebrados
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco